O 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime acontece de 16 a 18 de agosto, em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com o tema “A efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.
Na fala de abertura, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime destacou “Temos que agradecer a vida que nos foi dada, assumir o compromisso de transformação ainda mais profunda e dizer que estamos aqui para enfrentar os desafios, aprendermos uns com os outros, e lembrar que temos a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Vamos viver com dignidade e honra”.
A abertura seguiu com falas de: Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; Jânio Macedo, assessor do gabinete da presidência do Sebrae; Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da UNCME; Bartolomeu Moura Júnior, prefeito municipal de Palmeirópolis (TO); Helvia Paranaguá, Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal, representando o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); Cezar Miola, presidente da ATRICON; Paola Babos, representante interina do UNICEF no Brasil; Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação.
A primeira mesa do dia, a “Conferência magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?” Trouxe como convidado o jornalista e escritor Antônio Gois, colunista de Educação do Globo e primeiro presidente da Jeduca Brasil, a Associação de Jornalistas de Educação.
Nesta quarta-feira (17), o dia tem início com a “Mesa-redonda: O acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais”, com a presença do escritor e especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, Eduardo Shinyashiki. A programação segue com a Palestra: “Paradigmas e utopias da educação brasileira e da educação internacional na contemporaneidade”, com o antropólogo José Pacheco e a Mesa-redonda: “Políticas e programas do governo federal para garantir a qualidade da educação” com representantes do Ministério da Educação, FNDE e Inep.
Fonte: Undime adaptado pela DAC UNCME