A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene, nesta quinta-feira (15), em comemoração aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A deputada Betel Gomes (MDB), autora da proposição, presidiu a solenidade, que contou com a presença de convidados, gestores e profissionais da educação.
Compuseram a mesa dos trabalhos o deputado Wellington do Curso (PSC); o coordenador estadual da UNCME no Maranhão, Emerson de Araújo Silva; a diretora jurídica da direção nacional da UNCME, Gilvânia da Conceição Nascimento; o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Mauro Gurgel; a ex-coordenadora da UNCME no Maranhão, Maria Lindinalva Batista, e o promotor titular da 1ª Promotoria da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva.
Coordenador estadual da UNCME no Maranhão, Emerson de Araújo Silva, durante discurso
(Foto: Agência Assembleia)
História
A UNCME foi fundada em 1992 com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação. Sua atuação é pautada nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.
Ao longo de sua história, a UNCME tem contribuído significativamente com o desenvolvimento da educação em todo o território nacional, atuando de forma incisiva em prol de uma educação pública de qualidade e para todos.
“Somos mais de três mil conselheiros distribuídos entre os 202 municípios que contam com Conselhos Municipais de Educação. Agradecemos à Assembleia pelo reconhecimento de nosso trabalho. Nós temos contribuído na luta em defesa de uma educação de qualidade para todos”, afirmou o coordenador da UCME no Maranhão.
Por sua vez, Gilvânia da Conceição Nascimento agradeceu a Assembleia pela homenagem e reconhecimento do trabalho da UCME no Maranhão.
“O trabalho da UNCME no Maranhão é uma referência e um exemplo para o Brasil. Ao longo dessa jornada, tem zelado pela garantia do direito à educação de todos os brasileiros. Agradecemos ao Poder Legislativo Estadual o reconhecimento de nosso trabalho”, salientou.
Fonte: AL MA