O 12º Encontro do Estado do Pará da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) foi aberto nesta quinta-feira, 20, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. A missão é debater os desafios da educação no Pará. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do evento e destacou a importância do encontro.
Estratégia – “Estamos aqui em um evento que tem grande valor estratégico para a educação. A troca das experiências, os debates sobre o que cada um vem fazendo vai enriquecer a nós, de Belém, e sairemos mais fortes, porque sem educação não há futuro”, declarou o prefeito.
O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Humberto Gonzaga, também esteve presente na abertura do evento.
“Esse encontro da Uncme no Pará trata das políticas nacionais em educação. Entre elas, estão o Sistema e o Fórum Nacional de Educação e tudo aquilo que cabe aos conselhos municipais, na busca do desenvolvimento da educação brasileira”, explicou Humberto Gonzaga.
“É um privilégio para a Uncme receber o prefeito de Belém, hoje, aqui. A Prefeitura de Belém tem dado total apoio à União, e existe boa relação entre nossa filial no Pará e o município de Belém”, comenta Humberto Gonzaga.
A mesa de abertura do evento, intitulada de “O novo Sistema Nacional de Educação, mudanças propostas, fortalecendo os CMEs e o Fórum Nacional de Educação”, além do prefeito Edmilson Rodrigues, também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, e de outras autoridades do segmento educacional no Pará.
O encontro segue até esta sexta-feira, 21, na Unama, e reúne 87 do 99 conselhos municipais de educação existentes no Estado.
Texto: Fabricio Lopes