XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Debate Escola Integral e Controle Social da Política Educacional

XXXIII ENCME 2024

Itapetininga, SP – O XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação dedicou-se a um tema crucial para o futuro da educação pública no Brasil: “Escola Integral de Tempo Integral e sua Relação com os Órgãos de Controle Social da Política Educacional”. O debate reuniu especialistas e gestores educacionais que discutiram as implicações e desafios da implementação de escolas de tempo integral e o papel dos órgãos de controle social nesse processo.
Raquel Franzim, representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), abriu a mesa com uma apresentação sobre as diretrizes nacionais para a escola de tempo integral. Franzim destacou a importância desse modelo educacional para o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando um ambiente que vai além do ensino acadêmico e inclui atividades culturais, esportivas e socioemocionais. Ela também abordou a necessidade de um controle social efetivo para garantir que as políticas de tempo integral sejam implementadas com qualidade e equidade.
A moderação do debate ficou a cargo de Fabiane Bitello Pedro, Vice-Presidenta da UNCME pela região Sul , que conduziu as discussões de forma dinâmica, promovendo uma interação produtiva entre os palestrantes e os participantes. Bitello reforçou a necessidade de um controle social ativo e bem-informado, capaz de acompanhar a implementação das escolas de tempo integral e contribuir para a melhoria contínua desse modelo educacional.
A mesa-redonda foi recebida com grande interesse pelos participantes do evento, que destacaram a relevância do tema e a profundidade das análises apresentadas. As discussões ressaltaram a importância de um controle social efetivo para garantir que a política de escolas de tempo integral seja aplicada de forma inclusiva e com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
O XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação segue com uma programação intensa, proporcionando um espaço vital para a troca de experiências e o fortalecimento da educação pública em todo o país.