No dia 11 de novembro, teve início o 3° Seminário Nacional da Educação Integral, que se estenderá até o dia 14, no Memorial Darcy Ribeiro, popularmente conhecido como Beijódromo, na Universidade de Brasília (UnB). O evento, que reúne educadores, gestores e autoridades nacionais, tem como foco quatro dias de debates intensos sobre a Educação Integral, com um compromisso que vai além do tempo escolar, buscando promover o cuidado com a vida e com o planeta. O objetivo é possibilitar aprendizagens significativas e o desenvolvimento pleno de crianças e estudantes em todo o território brasileiro.
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) tem participação ativa em todas as atividades do evento. Na roda de conversa inicial, que antecedeu a abertura oficial, a Conselheira Andrea Santos, representando o Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, discutiu os desafios de implementar a Educação Integral em Tempo Integral. Ela foi acompanhada atentamente pelo Presidente Nacional da UNCME, Conselheiro Manoel Humberto Gonzaga Lima, e pela Vice-presidente da UNCME para a Região Sul, Fabiane Bitello Pedro.
Na mesa de abertura, que contou com a presença de importantes autoridades nacionais, como a Ministra dos Direitos Humanos, Professora Macaé Evaristo, e a Senadora Teresa Leitão, Fabiane Bitello destacou a preocupação dos Conselhos Municipais de Educação em criar diretrizes fundamentadas na escuta das comunidades. Segundo ela, é nesse diálogo com as comunidades que a Educação Integral em Tempo Integral se estrutura e se transforma, fortalecendo o compromisso com uma educação mais inclusiva e abrangente.



