2023 foi um ano desafiador para União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação – UNCME, depois de 31 anos de existência a instituição passa a ter sua sede própria na capital do país, Brasília/DF, começando assim a ser demandada em diversas situações e espaços:
participando das reuniões Ordinárias do Conselho Nacional de Educação, das Comissões de Educação da Câmara e do Senado, e a ter uma Articulação intensa com o Ministério da Educação, outros Ministérios e órgãos, inclusive com a secretaria de Comunicação e de governo da presidência da República.
Foi um ano em que nos aproximamos do Conselho de Educação do Distrito Federal, e tivemos a honra de termos sua filiação.
Internamente, 2023 também foi um ano de reuniões diversas, encontros, fóruns e seminários seja presencialmente ou virtualmente pelas TVs UNCMEs alocadas no YouTube.
Foi o ano em que a UNCME ousou e realizou suas eleições gerais inteiramente na modalidade virtual, possibilitando uma ampla participação dos Conselhos Municipais da Educação aptos a votarem, exercendo assim, um processo democrático amplo e igualitário, escolhendo nesse processo sua nova gestão 2024-2027. O coroamento do trabalho foi com a indicação ao Prêmio Amigo da Primeira Infância e Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, ambos da Câmara dos Deputados.
E é com essa energia que queremos agradecer sua participação nesse processo de renovação e ampliação de nossa instituição. A palavra é gratidão!
Nesse sentido queremos agradecer imensamente a todas e todos que estiveram conosco em 2023, especialmente a cada um e a cada uma que participou da gestão da UNCME 2019-2023, tenham certeza que vocês entram para história de nossa querida UNCME.
Desejo à todas e todos um Feliz Natal e um Feliz ano novo cheio de realizações.
Manoel Humberto Gonzaga Lima
Presidente Nacional da UNCME