Na noite de quarta-feira (28/09/2022), 14 personalidades de Feira de Santana, foram homenageadas durante solenidade em comemoração pelos 31 anos de fundação do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana (CME FSA) e 30 anos de criação da União dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil (UNCME).
A cerimônia foi Presidida por Karina Macêdo de Assis, com Andressa Costa como secretária executiva e Adriana Costa, técnica educacional, a entidade escolheu educadores e jornalistas para destacar a contribuição que cada um concedeu para valorização da educação e dos educadores no processo de formação e transformação da sociedade, através do trabalho sério e comprometido pró-positivamente com o desenvolvimento de uma cidadania plena. A cerimônia contou com o presidente da UNCME, Prof. Manoel Humberto Gonzaga Lima.
Os certificados foram entregues durante o evento ocorrido no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) a:
-Ana Maria Alves dos Santos e Silva, professora;
-Ana Rita de Almeida Neves, professora;
-Anaci Bispo Paim, ex-reitora da UEFS, ex-secretária estadual da Educação e secretaria municipal da Educação;
-Carlos Augusto Oliveira da Silva, jornalista e cientista social, diretor do Jornal Grande Bahia, Mestre em Ciências Sociais e ex-aluno especial do doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA);
-Jayana Bastos Miranda Ribeiro, professora e ex-secretária municipal da Educação;
-Dr. João Batista Cerqueira, médico, presidente da Unicred Nordeste
-Jonathas Henrique Britto Porto, professor
-José Raimundo Pereira de Azevedo, professor, ex-prefeito e ex-secretário municipal da Educação;
-Josué da Silva Mello, professor e ex-reitora da UEFS e ex-secretário municipal da Educação;
-Justiniano Oliveira França, ex-vereador e ex-secretário municipal da Educação; e em especial ao Sr.
-Manoel Humberto Gonzaga Lima, professor e presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME);
-Rosana Fernandes Falcão, professora;
-Dra. Selma Barros Daltro de Castro, professora da SEDUC de Feira de Santana e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
-Wilma Simões Vieira, professora.
Em seu pronunciamento, Karina Macêdo discorreu sobre a importância do Conselho na formulação da política de educação da rede pública e privada de Feira de Santana.
Ela destacou, também, a necessidade de ampliar a visibilidade social da instituição que preside e pediu apoio dos educadores, políticos, sociedade civil e profissionais de imprensa.
Presente ao evento e homenageada, Anaci Bispo Paim discorreu sobre a contribuição que pessoas como o ex-prefeito e professor José Raimundo de Azevedo e Josué Mello, ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) concederam para melhoria da educação da população de Feira de Santana e região.
O educador Paulo Freire (1921-1997) e citações a obra autoral ‘Pedagogia do Oprimido’, além de Anísio Teixeira (1900-1971), sobre a organização da estrutura educacional e Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903- 1969) com a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, estiveram presentes nos discursos.
Além dos discursos, o evento foi marcado por apresentações culturais e palestra acadêmica. Neto do Berrante realizou performance, a execução do Hino Nacional foi feita Celiah Zaiin, Jurivaldo Alves comentou sobre a cultura do cordel, a professora Selma Castro palestrou sobre o tema ‘Conselho Municipal de Educação, história, contributos e perspectivas de emancipação da/na educação municipal’, e o evento foi encerrado com uma projeção musical em vídeo da versão pós-moderna do ‘Hino à Feira de Santana’. Para o presidente da UNCME Nacional, o evento não só marca a importância do CME, para o Sistema Municipal de Ensino, como para toda sociedade da Cidade de Feira de Santana. Queremos em nome da UNCME Nacional agradecer a Todas e Todos pela bela homenagem aos 30 anos da UNCME.
FONTE: Jornal Grande Bahia, adaptado por DAC UNCME