Diversidade e Inclusão são Destaque em Mesa-Redonda no XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

XXXIII ENCME 2024

Itapetininga, SP – A manhã da quinta-feira, 22 de agosto de 2024, foi marcada por importantes discussões sobre Diversidade e Inclusão no XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. As atividades do dia começaram às 8h com um acolhimento cultural da Região Sul, onde o Coral e Percussão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Jandyra Vieira Marcondes encantou os participantes com uma apresentação vibrante, ressaltando a riqueza cultural e o talento dos alunos da região.
Às 8h40, teve início a palestra do encontro, abordando o tema “Diversidade e Inclusão”. A discussão reuniu especialistas renomados, que trouxeram à tona questões essenciais para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa em todo o Brasil.
Maurício Ernica, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SECADI/MEC), abriu a mesa com uma análise sobre as políticas públicas voltadas à inclusão, destacando os desafios e avanços na implementação dessas políticas em âmbito nacional. Ele enfatizou a necessidade de práticas educacionais que respeitem e valorizem as diferenças, garantindo a todos os estudantes o acesso a uma educação de qualidade.
Danila Rogério Silvério, representante da UNCME/SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), deu continuidade ao debate, trazendo a perspectiva dos Conselhos Municipais na promoção da diversidade e inclusão. Silvério apontou a importância do papel dos conselhos na formulação e monitoramento de políticas que assegurem a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades específicas.
Leila Soares de Souza Perussolo, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), abordou a importância de diretrizes claras e consistentes para orientar as práticas inclusivas nas escolas. Perussolo destacou a necessidade de formação continuada para os educadores, visando capacitá-los a lidar com a diversidade em sala de aula de maneira eficaz e acolhedora.
Por fim, Beatriz Soares Benedito, do Instituto Alana, trouxe uma perspectiva voltada para os direitos das crianças e adolescentes, com foco na inclusão de estudantes com deficiência. Benedito ressaltou a importância de criar ambientes escolares que sejam não apenas acessíveis, mas também acolhedores, onde cada aluno se sinta valorizado e respeitado em sua individualidade.
A moderação do debate ficou a cargo de Milton Herrera, da UNCME/SP, que conduziu a discussão de forma dinâmica, promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos entre os palestrantes e o público presente.
A mesa-redonda foi amplamente elogiada pelos participantes, que reconheceram a relevância do tema e a profundidade das análises apresentadas. O XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação continua a proporcionar um espaço de debate essencial para o fortalecimento de uma educação pública inclusiva e diversa em todo o Brasil.