Encerramento do XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Marca Discussões e Lançamentos Importantes em Itapetininga

XXXIII ENCME 2024

Itapetininga, SP – Na manhã de sexta-feira, 23 de agosto de 2024, o XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação chegou ao seu encerramento com uma série de atividades que reafirmaram o compromisso dos conselheiros municipais com a educação pública de qualidade no Brasil. O evento contou com apresentações culturais, lançamentos de projetos e obras importantes, e uma palestra que abordou temas cruciais para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação.
As atividades do último dia iniciaram-se às 8h com um acolhimento cultural da Região Centro-Oeste, que apresentou uma performance vibrante do Circo Escolar e do Departamento de Educação Inclusiva e Suporte à Aprendizagem de Itapetininga (DEISA). A apresentação destacou a importância da inclusão e do suporte educacional para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Foi lançado o edital do “Prêmio Experiências Exitosas 2025”.O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar as iniciativas inovadoras dos Conselhos Municipais de Educação em todo o país, incentivando a troca de boas práticas entre os conselheiros.
Em seguida, a Comissão da Carta apresentou os eixos principais da “Carta de Itapetininga/SP”, um documento que sintetiza as discussões e resoluções do encontro, oferecendo diretrizes para a atuação dos Conselhos Municipais de Educação nos próximos anos. A carta reforça a importância do controle social, da inclusão e da equidade na educação.
Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, da UNAMA/Grupo Ser Educacional, apresentou o Sistema Educacional Ubícuo “Bem Família”. Este sistema visa integrar as famílias no processo educacional, utilizando tecnologias digitais para criar uma rede de apoio contínuo entre escola, família e comunidade.
A programação seguiu com a palestra “Cidadania Fiscal” ministrada por Ana Paula SacchiI Kuhar representante da Receita Federal. A palestra destacou a importância da educação fiscal como ferramenta para promover a cidadania e o controle social, explicando como o entendimento sobre os tributos pode fortalecer a participação popular na gestão pública.
Foi realizado o lançamento virtual do livro “Educação e Psicologia em Diálogo nas Políticas Públicas: Escolarização e seus Desafios para o Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação”. A obra, coordenada por Marilene Proença R. de Souza, do LIEPEE/IPUSP, e Márcia Regina C. Bavaresco, coordenadora pedagógica do convênio UNCME/USP, oferece uma análise profunda sobre os desafios da escolarização e o papel dos conselhos na formulação e implementação de políticas educacionais.
O evento foi encerrado por Manoel Humberto Gonzaga Lima, da UNCME, que agradeceu a todos os participantes e reafirmou o compromisso da UNCME em continuar promovendo espaços de diálogo e troca de experiências para o fortalecimento da educação pública no Brasil.
O XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em Itapetininga, foi um marco para a educação no país, reunindo conselheiros, especialistas e gestores que, ao longo de três dias, compartilharam conhecimentos, discutiram desafios e delinearam estratégias para o futuro da educação municipal.