NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE DA UNCME/SP Nº. 11/2023

UNCME

A União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação, seccional São Paulo – UNCME/SP, por meio desta nota, vem expressar seus mais profundos sentimentos aos profissionais e trabalhadores, bem como toda a comunidade, da Escola Estadual “Thomazia Montoro”, localizada na Vila Sônia, em São Paulo, que na data de hoje, no período matutino, sofreu um ataque, anunciando, para além da tragédia das vítimas envolvidas e a Vida ceifada da Educadora E. T., o trauma, o temor e a insegurança que impactam o cotidiano das unidades escolares.

É urgente compreender que a Educação se ergue no tecido social, de qualquer território, como um dos pilares fundamentais, urgindo de políticas públicas eficientes que corroborem para um ambiente de ensino humanizado e seguro para toda a comunidade escolar, evitando que episódios como esses se repitam. Todavia, somos afetados com notícias como essa, às quais nos abalam com profunda tristeza, com mais frequência, nos deixando estarrecidos e preocupados com a segurança e a permanência da Vida nos ambientes destinados ao desenvolvimento humano, impreterivelmente humano.

E, ainda, no dia de hoje, no qual, parafraseando Guimarães Rosa, um de nós já se tornou “um encantado”, no período vespertino, outra escola sofreu novo ataque, sendo o CEU “Tiquatira”, da EMEF. “Prof. Antônio Carlos Rocha”, na Zona Leste paulista.

Tais fatos nos remetem ao pensar, ao reafirmar e ao compreender que na Educação não há espaço para julgamentos, mas há a possibilidade da resistência, do entendimento, da reflexão-ação, do acolhimento, para que novos possíveis sejam trilhados, na perspectiva da humanidade, do diálogo, fortalecendo em nós os sentimentos de humildade, de solidariedade e de empatia, na busca incessante da resiliência, no verbo vivo do “esperançar”!

Na oportunidade, reafirmamos o nosso comprometimento pela Vida, além da Educação, e recordamos que, mais do que nunca, é o momento de fortalecer nossos vínculos na permanência do “esperançar” e que, novamente nos versos de Guimarães Rosa, possamos compreender que “não há terceira margem do rio” para Vida, há que se ter o “Amor” e a “Esperança” a pulsar na Educação!

Sintam-se acolhidos e queridos!

São José do Rio Pardo, 27 de março de 2023.

DIRETORIA EXECUTIVA UNCME/SP
DIRETORIA DA UNCME NACIONAL

PDF para download