Segundo Dia do XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação é Marcado por Atividades Culturais e Oficinas Temáticas

XXXIII ENCME 2024

Itapetininga, SP – O segundo dia do XXXIII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação começou com uma atividade cultural vibrante, representando a rica diversidade da Região Sudeste. A apresentação ficou por conta do “Espaço Estação Leitura” e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Hilda Weiss Trench, que trouxeram ao palco uma mostra cultural que encantou os participantes com expressões artísticas locais, promovendo a valorização da cultura regional.

Às 8h30, os participantes se reuniram para as orientações sobre as Oficinas Temáticas, conduzidas por Ana Lúcia Porfírio e Milton Herrerra, ambos da UNCME/SP (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação). Durante as orientações, os facilitadores destacaram a importância das oficinas como espaços de troca de experiências e aprofundamento dos temas críticos para os Conselhos Municipais de Educação. As oficinas foram projetadas para abordar uma ampla gama de assuntos, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar questões relevantes de forma prática e colaborativa.

A partir das 9 horas, ocorrem as Oficinas Temáticas, numeradas de 01 a 13,
1-O papel social do CACS FUNDEB no controle do orçamento da Educação”
2-“As modalidades de ensino, enquanto política pública: Educação do Campo, Indígena e Quilombola”
3-Sistemas de Educação e Planos de Educação
4-“Educação de Jovens e Adultos: possibilidades e desafios enquanto elemento da justiça reparadora”
5-“Educação Midiática”
6-“A importância dos Conselhos de Alimentação Escolar e suas práticas, enquanto elemento garantidor da qualidade de ensino”
7-“Valorização dos Profissionais da Educação”
8-“Estrutura dos Atos Normativos para os Conselhos Municipais da Educação”
9-“Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”
10-“Alfabetização”
11-“Relações étnico-raciais para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”
12-“Educação antirracista e PDDE: repensando práticas e ações
13-“A atuação dos Conselhos Municipais no acompanhamento e avaliação das políticas educacionais: em foco o PDDE”

As oficinas proporcionaram um ambiente dinâmico e participativo. Cada oficina abordou um tema específico, reunindo conselheiros e especialistas para discutir e desenvolver estratégias que possam ser implementadas em seus municípios. As oficinas foram uma oportunidade única para que os participantes se engajassem em discussões aprofundadas, compartilhassem boas práticas e identificassem soluções para os desafios enfrentados nas suas respectivas regiões.

Às 11h40, foi servido um coffee-break, proporcionando um momento de confraternização e troca de ideias entre os participantes. Este intervalo foi uma oportunidade para os conselheiros de diferentes partes do país se conectarem, ampliando suas redes de contato e fortalecendo o espírito colaborativo que permeia o encontro.