O ano de 2022 foi mais um ano desafiador, voltamos a presencialidade e continuamos com muitos eventos remotos, devido a pandemia da COVID-19. A UNCME, em meio a essa pandemia, reinventou-se com o uso de novas ferramentas e novas ações, que se fizeram necessárias nesse cenário que, até então, nunca tínhamos vivido.
Mesmo em meio a tantas adversidades, a Entidade se manteve viva e presente na defesa da Educação de qualidade, com justiça social e equidade para todos e para cada um. Alicerçando seu papel propositivo e deliberativo na construção de políticas educacionais que favoreçam a diversidade e a inclusão de todas as crianças e estudantes do território brasileiro, para que essas políticas cheguem aos lugares mais longínquos, permitindo o acesso, a permanência e aprendizagens significativas desses estudantes nas escolas.
Nesse ano de 2022, a Educação brasileira continuou contando com a UNCME para defender e ajudar a construir novas políticas educacionais que possibilitasse o desenvolvimento pleno e integral das crianças, estudantes e de todas as pessoas que não conseguiram vivenciar a escola na idade certa, e que mesmo na idade adulta, voltam aos bancos escolares.
Ainda a UNCME em 2022 comemorou seus 30 anos de existência e está cada vez mais presente nos municípios, através dos Conselhos Municipais da Educação, os quais desempenham um papel muito importante na luta e na defesa da Educação brasileira em cada território municipal.
Durante esses 30 anos, a UNCME vem se inserindo e ocupando importantes espaços no cenário nacional, dentre eles destacamos:
a) Presidindo o Fórum Nacional de Educação, realizando a CONAE 2022 etapa Nacional, em novembro;
b) Ocupando a presidência, do Conselho Nacional do FUNDEB e junto a alguns conselhos estaduais, buscando fortalecer a luta pela distribuição de maiores recursos financeiros aos municípios, pois é lá que a Educação verdadeiramente acontece;
c) também está à frente da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), através da Seccional de Pernambuco, que assumiu a Secretaria Executiva da Rede, sendo assim, a linha de defesa intensificada na área da Primeira Infância.
Novas parcerias e convênios foram firmados, dentre os quais, Instituto Anísio Teixeira (formação de Conselheiros), com a USP ( formação de conselheiros), com a UFRPE (formação e observatório dos Conselhos da Educação), com a UNOESC (formação e uso das Plataformas de Streaming), e com a UFS (para estudo histórico da UNCME).
Assim, agradecemos todas as parcerias estabelecidas no ano de 2022 e convidamos todas as entidades e Colaboradores (as) a permanecerem conosco no ano de 2023, ficando aberto o convite para novas parcerias. Recordamos que estaremos, mais uma vez, realizando um estreito diálogo com os Conselhos Municipais de Educação, órgãos importantes de controle social presentes em todos os municípios do Brasil, para que avancem em suas finalidades.
Desejamos a todas e todos um Natal abençoado junto aos seus, e um Ano Novo repleto de realizações!
Aracaju/SE, 23 de dezembro de 2022.