A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seccional São Paulo – UNCME/SP, concluiu o ano de 2021 repleta de realizações, das quais muitas das ações iniciadas terão continuidade neste ano, garantindo o acolhimento dos diversos Conselhos Municipais de Educação assistidos e, ainda, dos Cacs FUNDEB. Mas, como não se pode conceber a Educação de forma refratada, os Conselhos de Alimentação Escolar e as respectivas gestões.
Dentre essas conquistas está o “Espaço de Formação” da UNCME/SP, carinhosamente chamado de EFUNCME/SP pelos cursistas, que no primeiro curso oferecido “Gestão dos Conselhos Municipais de Educação”, na modalidade curso livre e por meio das tecnologias digitais, reuniu mais de 180 matrículas. Esse curso encerrou sua primeira etapa em novembro passado, sendo os cursistas parcialmente certificados, mas os itinerários formativos serão retomados a partir do mês de março deste ano para a conclusão das 240 horas.
O “Espaço de Formação” da UNCME/SP é garantido por meio de plataforma específica, organizado por salas temáticas correspondentes a cada turma, na qual consta todo o repertório das atividades, fórum de discussão, jogos interativos, estacionamento de ideias, trilha de leituras, repositório de filmes e documentários dentre outros ambientes que buscam contribuir com o aprimoramento da condição de ser inacabado de cada cursista.
Para o ano de 2022, com o sucesso do primeiro curso, uma nova edição será lançada em breve, bem como a apresentação e oferta de novos cursos, com temários que foram escolhidos pela Diretoria de Formação, após o diagnóstico realizado com os diversos membros dos colegiados realizado pela Diretoria de Acompanhamento de Polos, ambas da seccional São Paulo. As novas ofertas se farão sobre os cursos “A BNCC na Educação Infantil” e “O Art. 26-A da LDBEN e o Controle Social”, além de outras propostas que estão sendo construídas para o atendimento das demandas dos Cacs FUNDEB e dos Conselhos de Alimentação Escolar.
Ainda sobre as formações, a seccional São Paulo, no ano passado, desenvolveu diversos itinerários junto aos municípios, por meio do programa “Territórios do Formar”, sendo o mais requisitado as chamadas “Cirandas pela Educação”, que foram impulsionadas nas cidades de Caçapava, Salto, Louveira, e São José do Rio Pardo, às quais foram um sucesso absoluto e atingiu uma diversidade de público para além do município que promoveu.
Outra vertente do “Territórios do Formar” é o “UNCME/SP #acolhe” que busca fomentar a discussão sobre temas pontuais, apresentados pelos municípios, seja na interlocução com os órgãos de controle social ou com as gestões, sempre pautando nas ações solidárias entre essas instâncias. Temos como exemplo de acolhimento do “UNCME/SP #acolhe” as cidades de Biritiba-Mirim, Caçapava, Caraguatatuba, Guarulhos e Salto, dos quais podemos contar com a participação do Professor Leomir Ferreira de Araujo, que atualmente é Coordenador de Operacionalização do FUNDEB – COFEP | FNDE, da Professora Thaísa Cavalcanti, que está Articuladora de Monitoramento do avanço da implementação da BNCC, do Movimento pela Base, a Professora Doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, do LEPED da UNICAMP dentre outros colaboradores.
A UNCME/SP conta com uma banco de formadores externos que contribuem em seus repertórios formativos, por meio dos desenvolvimento de seus programas junto aos diversos territórios paulistas, além de possuir um banco de formadores internos.
A atual gestão da seccional São Paulo tem como lema “Formação muda a atuação!” e, sendo assim, outras possibilidades de aprimoramento foram desenhadas para desenvolver, potencializar e instrumentalizar os conselhos paulistas, como os “Encontros Formativos”, desenvolvido pela Diretoria de Acompanhamento de Polos, após mapear e diagnosticar as deficiências se as vicissitudes dos territórios, em especial dos Conselhos Municipais de Educação e ancorados em seu portal digital.
Nesses encontros os ementários são pensados a partir das especificidades de cada colegiado, membros e território, acontecendo diversos encontros, com duração de aproximadamente duas horas cada um. Vale enaltecer os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Caçapava, Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Alumínio e Bariri que impulsionaram valiosos momentos formativos.
Outro programa que potencializa os territórios é o “Rotas Formativas”, desenvolvido com a cidade de São José do Rio Pardo, que tem como pauta a Lei Federal nº. 13.019/2014 e a formação dos envolvidos com as instituições do Terceiro Setor, ou seja, àquelas subvencionadas à Administração Pública Municipal, por meio da gestão da Educação, no sentido de compreenderem o que requer os parâmetros dessas parcerias, bem como a função dos órgãos de controle social nessas tratativas.
Pensando em otimizar o acolhimento dos Cacs FUNDEB e dos Conselhos de Alimentação Escolar a Diretoria Executiva e a Coordenação Estadual da seccional criou o Departamento Técnico, que se subdivide em dois setores, cada qual na atenção especialíssima de cada órgão e, ainda, por meio dos levantamentos realizados pelas Diretoras Técnicas, ações formativas e de orientação estão sendo construídas, enriquecendo nosso EFUNCME/SP e está sendo construído um ambiente digital exclusivo para essa estrutura.
No ano passado, a Coordenação Estadual e o Departamento Técnico da seccional São Paulo, foram convidadas para compor a Rede do Conhecimento do FUNDEB, auxiliando diversos territórios do Brasil nas tratativas do FUNDEB, sobremaneira a nova legislação que o sustenta.
A seccional São Paulo desenvolve todos os seus programas por meio das tecnologias digitais, estando os diversos ambientes ancorados em seu portal digital, o qual é atualizado praticamente todos os dias.
Das ações do ano passado, vale registrar que a seccional São Paulo engajou o diálogo com os territórios paulistas, no sentido do levantamento das evidências curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em parceria com o Movimento pela Base e, também, junto ao Fórum Estadual do Estado de São Paulo – FEE/SP está participando das etapas da CONAPE e seu desdobramento paulista, fato este que agregou vários colegiados ao nosso banco de dados.
Atualmente, a seccional São Paulo vem se debruçando com maior ênfase na CONAE 2022, organizando as múltiplas conferências por todo território paulista, uma vez que o Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo – FEE/SP, por meio de uma nota pública declarou, pela maioria dos votos, pela não participação nessa conferência, ficando a UNCME/SP a instância de governança empossada pelo Fórum Nacional de Educação – FNE, após sua Diretoria Executiva e a Coordenação Estadual emitir a Nota Pública UNCME/SP nº. 07/2021.
Para melhor atender otimizar as ações referentes à CONAE paulista, a Diretoria de Acompanhamento de Polos construiu em seu portal digital um campo específico para as demandas dessa conferência, disponibilizando uma diversidade de documentos e outras orientações, tendo o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina – FEE/SC como referência e instituição parceira, além da SEDUC/SP e a UNDIME/SP.
Uma outra conquista foi quando a Diretoria Nacional de Formação da UNCME, na responsabilidade da Conselheira Darli Zunino, convidou o Conselheiro Milton Herrera, atual Coordenador Estadual da seccional São Paulo, para compor aquela diretoria, contribuindo com os demais membros nas ações formativas de todas as seccionais.
Recentemente a seccional São Paulo finalizou seu portfólio institucional que será lançado oficialmente em breve, o qual evidências todas as ações da instituição, bem como apresenta sua finalidade e atuação em todo Estado de São Paulo.
Quer saber mais? Entre em contato com a UNCME/SP! Encaminhe um e-mail para milton@uncmesp.org.
Fonte: UNCME SP