Encontro singular – 4º momento do XIV Encontro Estadual da UNCME-RS

O XIV Encontro Estadual da UNCME-RS (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul), intitulado “Aprendizagens para a Vida: Competências dos CMEs junto aos Espaços Escolares” findou no dia 16 de junho de 2023, no Anfiteatro Padre Werner (Unisinos – São Leopoldo). Neste ano o Evento foi realizado em dois formatos, digital e presencial, assim, essa configuração tornou o Encontro singular. Foram três (03) dias com lives potentes para fomentar as atribuições dos Colegiados e um dia presencial para culminar o evento. Neste dia ocorreram duas palestras imperiosas para a Educação de Qualidade e Justiça Social que honra o processo de ensino e de aprendizagem.

A primeira live ocorreu no dia 25 de maio de 2023 e teve como tema a Educação Inclusiva. Esta foi intitulada “Educação Inclusiva: a nova perspectiva dos espaços escolares” que foi proferida pela Psicóloga Michela Gonçalves. Veja as informações neste link: https://uncme.org.br/rs/blog/2023/05/26/uma-roda-de-conversa-1o-dia-do-xiv-encontro-estadual-da-uncme-rs/.

No dia 30 de junho de 2023 foi realizada a segunda live intitulada “Educação Integral: desafio da meta a ser alcançada no território Nacional“. A temática foi empreendida pela Professora Raquel Franzim, Coordenadora-geral da Educação Integral e em Tempo Integral do MEC. Para mais informações, acesse este link: https://uncme.org.br/rs/blog/2023/06/01/agregar-conhecimentos-2o-dia-do-xiv-encontro-estadual-da-uncme-rs/.

O último dia no formato digital ocorreu no dia 07 de junho de 2023. Neste dia, várias entidades falaram sobre o Regime de Colaboração para o alcance da Meta 19 do Plano Estadual de Educação do RS (PEERS), como: SEDUC/RS, UNDIME/RS, CEEd/RS, UNCME-RS e Deputada Estadual Sofia Cavedon. Foi mais uma live potente para os CMEs e os Sistemas Municipais de Ensino/Educação. Esta recebeu o título de “Regime de colaboração e cooperação na prática dos territórios”. Outras informações estão disponível neste link: https://uncme.org.br/rs/blog/2023/06/07/unir-acoes-3o-dia-do-xiv-encontro-estadual-da-uncme-rs/.

O dia presencial foi marcado por acolhimento, respeito e potência, pois nos dias 15 e 16 de junho de 2023, a região sul do Brasil foi atingida por um ciclone extratropical. Esse fenômeno causou muitos estragos materiais nos municípios e a perda de várias vidas. No entanto, o evento foi realizado, mesmo com menos pessoas do que estava previsto pelo número de inscrições. Essa decisão da Diretoria Executiva foi em respeito as pessoas que já haviam se deslocado para São Leopoldo com antecedência e pelas que estavam a caminho. Contudo, o encerramento foi antecipado para que todas chegassem com tranquilidade em seus lares. Isso em função de estradas bloqueadas que gerou a necessidade de desvios.

Então, um belo coquetel foi servido para recepcionar a todos e todas, como: Conselheiros/as Municipais de Educação, Secretários/as e Técnicos/as das Secretarias Municipais de Educação e Autoridades. Durante este momento, os/as participantes realizaram o seu credenciamento que ficou sob responsabilidade da 1ª Secretária, Conselheira Larissa Catarina Gräff, e da 2ª Tesoureira, Conselheira Ilsse Santina Costa da Silva. Além do coquetel, a acolhida foi embalada pela bela apresentação cultural realizada pela Eduarda Souza Nunes na gaita, cantora Marilene Andrade e Gerson Bueno no violão. Esse/as artistas alegraram a acolhida e destacaram que a música regala e salva vidas, bem como auxilia no desenvolvimento das pessoas em seres humanos. Acrescentamos, enquanto entidade educacional, que as artes em geral auxiliam no desenvolvimento e na evolução das pessoas.

O Cerimonial do Evento foi realizado pelo 1º Tesoureiro da UNCME-RS, Conselheiro Charles Henrique Rosa dos Santos. Assim ele realizou a abertura do Evento e chamou a Mesa de Autoridades que foi composta pela Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro; pelo Secretário Municipal de Educação de Coronel Barros, Sr. Odilar de Vargas, representando a Presidente da UNDIME/RS e a Professora Cristiane Schnack, Gerente de Desenvolvimento do Ensino da Unidade de Graduação, representando a Unisinos. Antes dos pronunciamentos, o Hino Nacional foi cantado. Após, cada autoridade trouxe a defesa da Educação e o quanto suas entidades estão empenhadas para promoveram a inovação honrando os trabalhos já realizados.

Abaixo segue a fala da Coordenadora Estadual depois dela se consternar com os municípios atingidos, bem como com as pessoas afetadas pelo ciclone:

“Cumprimentar os membros da Mesa de autoridades

O que dizer?

logo pensei na obra dicionário paulo freire, organizada pelos estimados Danilo Streck, Euclides Redin e Jaime José, que traz verbetes.

O primeiro deles que utilizarei é dizer a sua palavra, uma vez que aqui represento 462 conselhos municipais de educação que estão filiados à uncme-rs, que entendem que dizer a palavra verdadeira é transformar o mundo, rompendo com a cultura do silêncio, que ainda tenta, por vezes nos vence, mas não nos tira outro verbete do dicionário ação-reflexão, binômio da unidade dialética de práxis, que nos convoca diariamente enquanto conselheiros a saber que realizamos criticamente o fazer, que incide novamente sobre o saber, refazendo os caminhos.

Esse refazer caminhos nos leva ao verbete ad-mirar, não com a intenção de maravilhar-se, mas sim da sua raiz latina, que indica direção e mirari que significa ver, que nos remete ao exercício de olhar em direção de algum lugar e aqui nós olhamos para o objeto do conhecimento, procurando vínculos entre conceito e prática, transformando assim a educação.

Já estive nesse palco algumas vezes, hoje é meu 8º Encontro Estadual que coordeno, e contando os que auxiliei, estou no meu 11º, com pessoas visionárias, pois saímos de 345 CMEs criados em 2012 e hoje contamos com 100%. Tínhamos neste mesmo período 259 Sistemas Municipais instituídos e hoje contamos com 447. Isso se deve ao empenho dessas pessoas visionárias:

CRISTINA, ADRIANA, CATIÉLI, CHARLES, ILSSE, LARISSA, LEONARA e ALESSANDRA. E as Regionais: ACOSTADOCE, AMAJA, AMASBI, AMAU, AMCENTRO, AMCSERRA, AMESNE, AMFRO, AMLINORTE, AMM, AMPLA, AMSERRA, AMUCELEIRO, AMUCSER, AMUFRON, AMUNOR, AMUPLAM, AMVARC, AMVARP, AMVARS/AMPARA, AMVAT, AMZOP, ASMURC, ASSUDOESTE, AZONASUL e GRANPAL

Saltamos com qualidade, mas ainda temos muitos desafios como CMEs sem estrutura nenhuma, municípios que não reconhecem a importância dos/as Conselheiros/as. Hoje somos uma entidade que tem identidade, não somente técnica, que é o nosso papal, mas somos referência de unidade, respeito e amorosidade, pois segundo Paulo Freire ela é “uma potencialidade humana que remete a uma condição de finalidade existencial ético-cultural no mundo. é uma amorosidade partilhada que proporcione dignidade coletiva e utópicas esperanças em que a vida é referência para viver com justiça neste mundo.”

Não utopia de sonho inatingível, mas metas claras que traçamos ao longe destes 8 anos, que batemos uma a uma, sendo autores aguerridos, vigilantes e propositivos. Esperamos que todos aproveitem o XIV Encontro Estadual da UNCME-RS, com a temática “Aprendizagens para a vida: competências dos CMEs junto aos espaços escolares” e tenho a certeza de que a UNDIME-RS e a FAMURS assumirão o compromisso de termos pelo menos 500 gaúchos no XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais da Educação, de 7 a 10 de novembro de 2023, na cidade de Nova Petrópolis, mais uma vitória amorosa dos Conselheiros do RS.”. Para encerrar a Mesa de Autoridades, o Hino da UNCME-RS foi entoado.

Na sequência a Professora Regina Urmersbach foi homenageada. Assim a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a 1ª Secretária da UNCME-RS, Conselheira Larissa Catarina Gräff, conduziram a homenagem. Este momento representa o agradecimento da Entidade, pois a Professora Regina sempre acolhe as demandas da UNCME-RS em uma parceria que gera ações potentes para conselheiros e conselheiras. O local dos Encontros Estaduais é uma delas.

Abaixo segue a fala da Coordenadora e da 1ª Secretária:

“Uma carinhosa homenagem a uma mulher, mãe, esposa, professora, amiga, colega e conselheira de educação muito comprometida com a Educação. Acima de tudo uma grande defensora dos Conselhos de Educação.

Quero que todos e todas acolham ela, cantando comigo assim…..

“Até a pé nós iremos

Para o que der e vier

Mas o certo é que nós estaremos

Com o Grêmio onde o Grêmio estiver…”

Nossa homenageada é….. Professora Regina Umesbach.

Receba das mãos da Coordenadora Estadual a Moção de Reconhecimento pela parceria com a UNCME-RS e pelo seu engajamento profissional em prol da Educação. Receba também a girafa azul (Gremista) que simboliza a Comunicação Não violenta (CNV).

A girafa é o animal que possui o maior coração dentre todos os mamíferos terrestres e a CNV é a linguagem do coração.”

A Professora Regina agradeceu a homenagem e destacou que acredita na Educação e no trabalho dos Conselhos de Educação. Ah! E brincou que sua maior qualidade é ser gremista. Quem a conhece sabe da sua paixão pelo time. Mas sua maior qualidade é continuar acreditando na Educação e para isso segue formando professoras e professores.

Na continuidade do encontro ocorreu a Mesa 4 – “Educação Infantil: normativas que potencializam as infâncias” mediada pela 2ª Secretária da UNCME-RS, Conselheira Leonara Piran. Esta proferida pela Professora Dra. Rita Coelho que está Coordenadora-geral da Educação Infantil (SEB/MEC) e contou com duas crianças brincando no palco, Linda Jaci e Joaquim. A Professora trouxe em sua fala a defesa do respeito às infâncias no brincar livre ao ar livre. Ela é um ícone na defesa e empoderamento desta importante etapa do desenvolvimento humano. Ela falou também do programa do Governo Federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Dessa forma, ela apresentou as premissas e como os municípios podem aderir. Contudo, ela reforçou que a alfabetização inicia muito antes da criança ingressar no Ensino Fundamental por ter acesso ao mundo letrado. Porém, destacou que os objetivos e o foco da Educação Infantil está atrelado o que está posto na Resolução CNE/CEB nº 005/2009 e na BNCC, brincar e interagir. Se os objetivos fixados nestas normativas forem desenvolvidos no cotidiano escolar, quando a criança ingressar no Ensino Fundamental conseguirá se alfabetizar com mais tranquilidade.

Após tivemos a Mesa 5 – A Cultura da Paz e os CMEs. Esta contou com a mediação da 2ª Vice-coordenadora Estadual, Conselheira Adriana Cassol e com a participação da Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Dra. Rosângela Côrrea da Rosa; da Assessora da Promotoria, Sra. Isabel Cristina Martins da Silva; da Conselheira Catiéli Bonelli, 3ª Vice-coordenadora Estadual da UNCME-RS e Presidenta do CME de Sobradinho, e ainda, da Conselheira Joelma Antonia Vieira, Vice-presidente do CME de Sobradinho. Cada uma expôs o trabalho da sua entidade para que as escolas sejam um território de paz e que acima de tudo, consigam transbordar para fora dos seus muros a paz e a Comunicação Não Violenta (CNV). No final da Mesa o Autor do Livro “Abc do Girafês: Aprendendo a Ser um comunicador emocional eficaz”, Jéferson Cappellari, falou sobre a importância da CNV para a manutenção da paz a partir de relações mais saudáveis e respeitosas. Eles estava expondo seus livros que vale a leitura para a “transevolução” pessoal, social e profissional.

O último ponto do Encontro foi o Momento UNCME-RS. Este foi alterado para que o evento encerrasse logo a fim das pessoas se deslocarem com segurança até seus municípios. Dessa forma, a Carta do XIV Encontro Estadual da UNCME-RS ficou para ser votada em outro momento no formato digital, o que foi aprovado pelo Pleno. A Sessão de Aplausos aos/às Coordenadores/as Regionais foi realizado de forma breve e ao final ocorreu o Convite para o XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação por meio do vídeo institucional de Nova Petrópolis.

Destacamos que tivemos presente 90 municípios com a participação de 240 pessoas. No entanto, tivemos a inscrição de quase 400 pessoas e a confirmação de 30 autoridades. Muitas não puderam se fazer presente em função do ciclone extratropical, contudo, conseguimos realizar um belo e empoderado Encontro Estadual.

Registros do Espelho Mágico, imprima ou publique suas fotos.

Até o próximo ano!

Outros registros: