Diretoria Executiva – Gestão 2024-2028

Conselhos Municipais de Educação

   

  A UNCME-RS é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega os Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Com mais de vinte anos de história em defesa do fortalecimento dos Colegiados e pela institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino.

  Nosso objetivo é atingir o maior número de municípios gaúchos contribuindo para a construção e efetivação dos Sistemas Municipais de Ensino. O Conselho Municipal de Educação é responsável pela fiscalização, acompanhamento, normatização e proposição de políticas públicas educacionais em âmbito municipal.

   Ele é fundamental para o processo de gestão democrática na educação dos municípios gaúchos e representa um elo entre o Gestor e a comunidade escolar. Participe deste movimento em sua cidade e conheça o seu Conselho Municipal de Educação.

 A UNCME-RS congrega os Conselhos Municipais de Educação de todo o Rio Grande do Sul, e possui mais de 20 anos de história na luta pelos Órgãos Colegiados. Tem como um dos seus principais objetivos fomentar a educação como um dos instrumentos de inclusão social. De acordo com o Estatuto da UNCME-RS, a entidade é composta pela Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e os Coordenadores Regionais.

  A entidade realiza anualmente, o Encontro Estadual onde reúne o Conselho Pleno, formado por todos os Conselhos Municipais de Educação filiados, sendo ele o responsável pelas principais decisões da UNCME-RS. O Conselho Fiscal se reúne a cada trimestre para analisar e votar um Parecer sobre a utilização dos recursos financeiros.

  Os Coordenadores Regionais são responsáveis por articular os Conselhos de cada uma das 27 regiões do Estado, de acordo com a divisão da FAMURS. Eles se reúnem mensalmente nas regionais e em Porto Alegre, juntamente com a Diretoria Executiva.  

 Cabe à Diretoria Executiva coordenar os trabalhos administrativos e representar os Conselhos Municipais de Educação do Estado em todas as instâncias e esferas de atuação. O mandato da Diretoria Executiva é de quatro anos, e a atual gestão coordenará a UNCME-RS de 2024 a 2028. O município sede, atualmente, é São Leopoldo, representado pelo Profº Charles Henrique Rosa dos Santos que coordena a entidade. 

 

 

Diretoria Executiva - Gestão 2024-2028
Coordenador Estadual

Charles Henrique Rosa dos Santos

Possui especialização em História Contemporânea (2008) e graduação em História, Licenciatura Plena (2005), ambos pela Faculdade Porto-Alegrense e graduação em Pedagogia pela UNILASALLE (2023). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Estância Velha e no Centro de Estudos preparatórios OPEN MINDS. Atua a mais de 20 anos como professor da Educação Básica e em cursos preparatórios, principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de História e Geografia, História Contemporânea, História das Relações Étnico Raciais, Relações Internacionais e Diplomacia, Legislação Pública e Educacional. Desde 2014 é Conselheiro Municipal de Educação, foi coordenador da regional AMVAG/AMPARA de 2017/2019, Tesoureiro na UNCME-RS Gestão 2019-2023, apoio técnico de mídias na UNCME Nacional e na Rede Nacional Primeira Infância e hoje está Coordenador da UNCME-RS e Coordenador de Marketing, Mídias e Eventos da UNCME Nacional.

 

Vice-Coordenação
1ª Vice-Coordenadora

Adriana Maria Cassol – CME Restinga Sêca

Graduada em Pedagogia pela Universidade Franciscana (1984), é especialista em Pedagogia Gestora: Orientação, Supervisão e Administração Escolar, pela FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2005). Tem experiência na área de Educação, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, além de hoje estar Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Restinga Sêca e também 1ª Vice-Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME-RS). Atuou por vinte e oito anos na rede municipal de ensino, exercendo as atividades de: Supervisão Escolar na Secretaria Municipal de Educação (1987- 1997), Secretária de Educação (2005), Professora regente em sala de aula, bem como Supervisão Escolar e Vice-direção. Também esteve à frente da Coordenação do Polo Educacional Superior de Restinga Sêca nos anos de 2017 e 2018. Exerceu por dois mandatos a coordenação dos CMEs da regional AMCENTRO. Representa o Conselho Municipal de Educação de Restinga Sêca como Presidenta do  Forum Municipal de Educação, nos Conselhos do FUNDEB, Transporte Escolar, Alimentação Escolar – CAE, Rede de Apoio à Escola – RAE. Mãe das Annas e avó do Pedro, João e Gabriel

2ª Vice-Coordenadora

Catiéli Henker Mergen Bonelli – CME Sobradinho

Sou graduada em Letras/Inglês pela UNISC, com pós-graduação em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia de Ensino pela UNINTER. Atualmente, exerço a função de Coordenadora Regional dos Conselhos Municipais de Educação da AMCSERRA na UNCME-RS, ocupando também o cargo de 2ª Vice-coordenadora Estadual. Além dessas responsabilidades, desempenho um papel nas Mídias e Comunicação da UNCME Nacional, integrando a Diretoria de Comunicação e Articulação. No âmbito local, sou presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Sobradinho-RS e do Fórum Municipal de Educação. Além disso,  sou nomeada como professora no estado do RS  20 horas, assim como 20 horas na rede municipal, contribuindo ativamente para o desenvolvimento educacional no município de Sobradinho. Minha trajetória inclui uma sólida experiência na gestão pública municipal, com ênfase em áreas estratégicas como planejamento, programas federais, financiamento e supervisão escolar. Essa vivência tem me proporcionado uma visão abrangente e aprofundada das dinâmicas educacionais, fortalecendo meu compromisso com a qualidade e equidade na educação.

3ª Vice-Coordenadora

Ilsse Santina Costa da Silva – CME São Sebastião do Caí

Possui Licenciatura em Pedagogia/Orientação Educacional pela FEEVALE-NH e Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Rede Estadual RS. Atua desde 1989 como professora efetiva na rede municipal de São Sebastião do Caí na Pré-escola, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como Professora e Coordenadora dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Portuguesas, Gaúchas e Afro neste município.  Coordena os Grupos de Danças Germânicas na Região do Vale do Caí. Está Presidente do Conselho Municipal de Educação e da Cultura de São Sebastião do Caí. Na UNCME-RS já exerceu as funções de Conselheira Fiscal, 2ª Tesoureira, Coordenação e Vice da Regional AMVARC.  Atualmente compõe a Diretoria Executiva como 3ª Vice Coordenadora Estadual e 1ª Vice Coordenadora da Regional AMVARC. Sou mãe de Michele Vanessa e Lucas Anderson da Silva e avó de Sophia, Miguel e Antônio.

 

Diretora Estadual de Legislação e Normas

Maria Cristina Sandim Conrad – CME Santa Cruz do Sul

Licenciada em História e Pós-graduada em Metodologia do ensino da História, em Gestão da Educação Municipal e Supervisão Escolar. Concursada como Supervisora Escolar, atuou na SEE por 28 anos e foi 1ª Vice- Coordenadora Estadual da UNCME-RS por duas gestões. Atualmente é Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, cedida 40h, Vice-coordenadora da Regional AMVARP e Diretora de Legislação e Normas da Seccional Estadual da UNCME-RS, gestão 2024/2028. 

Diretora Estadual de Programas e Financiamento

Leonara Piran – CME Engenho Velho

Bacharel em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999) e Graduada em Licenciatura em Pedagogia Habilitação Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar pela UFPel (2014). Especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2009); Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdade Portal (2010) l e Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2012). É Mestre em Educação pela Universidad del Salvador (USAL) em Buenos Aires/Argentina. É professora da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Engenho Velho/RS. Exerceu o cargo de Dirigente Municipal de Educação e Cultura na Prefeitura Municipal de Engenho Velho (2013-2016 e 2020). Foi Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (2017-2019). É Coordenadora da UNCME, na regional da AMZOP desde 2018 até a presente data, coordenando os Conselhos Municipais de Educação dos 43 municípios dessa regional. É membro da Diretoria Executiva da UNCME Estadual ocupando o cargo de Diretora de Programas e Financiamento.

Diretora Estadual de Formação

Fabiane Bitello Pedro – CME São Leopoldo

Mestra em Educação (UNISINOS, 2020), Especialista em Educação (UFSC, 2011) e Licenciada em História (ULBRA, 2007). Professora da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS (desde 2000). Foi Professora na rede privada de Educação Infantil e na Pós-graduação para Gestores Escolares (UNISINOS, 2017-2018). Atualmente está Vice-presidenta do CME/São Leopoldo/RS, Diretora Estadual de Formação, Vice-presidenta da UNCME/Região Sul e Vice-coordenadora da UNCME-DF, compõe o Comitê Nacional da Educação Integral e em Tempo Integral, o Grupo de Trabalho para a Revisão dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, o GAEPE-Brasil e diferentes espaços de deliberação e articulação de políticas públicas, no âmbito municipal, estadual e nacional. De acordo com o movimento #maternidadenolattes, é Mãe da Natasha, do João Pedro e do Joaquim.

 

Diretora Estadual de Articulação e Comunicação

Márcia Teresinha Lando Borges – CME Erechim

Márcia Teresinha Lando Borges: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada – Campus de Erechim-RS (1995). Especialização em Gestão Escolar pela UFFS, (2016 – 2017) Diretora, Coordenadora e proprietária da Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu (1995 – 2018). Professora do Estado do RS atuando na área de Ciências Humanas com o Ensino Médio e Educação Infantil (1998 – 2003). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Erechim/RS desde 2005, atuou como Professora de Apoio a educação infantil ( 2008 – 2016). Desde 2017 até o momento atual está na Secretaria Municipal de Educação de Erechim ( 2017 e 2018 responsável da Central de Vagas do Município) Atualmente é vice-presidente do CME Erechim-RS, atuando as 40 horas no CME como 2º Vice-presidente, prestando também, assessoria aos CMEs da região da AMAU. Vice-presidente do CACS FUNDEB EM 2020. Membro da Equipe Regional de Formadores do Referencial Curricular Gáucho. Membro da Comissão Técnica do Plano Monitoramento Municipal de Educação. EM 2023 foi eleita para a presidência do CME de Erechim e Coordenadora da AMAU para, assumindo o mandato de 3 anos a partir de 01/01/2024 Grupo de Estudos da Educação Infantil em 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra). Portugal/Lisboa Creche Casa do Bebê .Troca de experiências e Modelos Pedagógicos- (Fevereiro 2019, Portugal) Livro Gestão Escolar da Educação /participação com capitulo 23 .”Gestão Escolar Frente á Violência e Atitudes Agressivas no Ambiente Escolar”. Curso realizado pela UNCME /RS e Nacional. Início 2023 Especialização Psicopedagogia Clínica.

 

Diretor Administrativo Financeiro

Alvoní Adão Prux dos Passos

Mestre em História com pesquisa no campo fã História Oral, Pós-graduação em História do Brasil, graduação com licenciatura plena em História, atuou por 28 anos na rede privada de ensino, tendo atiado pela Universidade de Caxias do Sul – CETEC, Rede La Salle – Colégio La Salle Caxias e Mutirão. Na rede pública municipal de Caxias do Sul atua a 26 anos como professor, foi vice-diretor por 8 anos na EMEF Érico Cavinato. Preside o CME de Caxias do Sul em seu segundo mandato, sendo eleito por unanimidade em ambos. Faz parte do CEP-UCS (Conselho de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul), do qual é atualmente coordenador adjunto. Entre 2021 e 2023 desempenhou a função de vice-coordenador da regional AMESNE junto à direção estadual da UNCME-RS, atualmente é o coordenador desta regional. É o atual diretor de comunicação do SINDISERV-Sindicato dos Servidores Públicos de Caxias do Sul. Em 2023 foi eleito Diretor Administrativo Financeiro da UNCME-RS e suplente do Conselho Fiscal da UNCME Nacional.