Notícias

18º Episódio do Mateando com a UNCME/RS

No dia 10 de dezembro de 2024 aconteceu o 18º Episódio do Mateando com a UNCME/RS com o tema “Controle Social e as Novas Gestões Municipais: desafios e perspectivas”. O último episódio de 2024 iniciou com a sempre agradável abertura do encontro, em que os convidados prestigiaram o Hino da UNCME/RS, que além de trazer uma letra que representa todo o esforço do trabalho realizado na entidade, mostra diversos registros de encontros que discutiam e discutem sobre a Educação. O Coordenador da UNCME/RS, Charles Henrique Rosa dos Santos, iniciou trazendo algumas palavras de Mestre e Patrono da Educação, Paulo Freire, sobre o prestígio de ser Professor, sobre a força de cada um e da persistência no ato de Educar.

Além da importante mediação e contribuição do Coordenador da UNCME/RS, o encontro contou com a presença da Diretora de Legislação e Normas, Maria Cristina Sandim Conrad e a Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, Dra. Cristiane Della Mea Corrales. O primeiro momento foi com a Diretora de Legislação e Normas, que falou dos desafios das Gestões Municipais no que se refere ao Controle Social no momento de transição. Destacou o importante papel da UNCME/RS, enquanto entidade propositiva que atua com os CMEs para garantir a Educação com equidade e qualidade para todos os estudantes. Apresentou a Orientação UNCME/RS N° 005/2024 que orienta os CMEs no diálogo com as novas Gestões Municipais, pontuando as diversas considerações legais que subsidiam as tomadas de decisões e elaboração de normas em âmbito municipal.

Dra. Cristiane destacou a caminhada do Ministério Público junto aos Conselhos Municipais de Educação, Conselho Estadual de Educação, Gestões Municipais e Estaduais para garantir o direito à Educação, e que a pauta deste Mateando vem ao encontro do que é essencial para o momento. O trabalho do MP para fortalecer os CMEs é de longa data, e reforça que este trabalho de parceria será constante, de forma que a atuação dos Conselhos sejam cada vez mais valorizados e visibilizados pelos órgãos educacionais. Sobre as novas gestões, dialogou sobre a importância da continuidade dos trabalhos que já vêm acontecendo, sendo que o que mais importa é a Educação acessível a todos, pois este acesso, além da garantia constitucional à Educação, se torna também um dos canais de comunicação sobre a vida de cada estudante. Lembrou dos desafios que a educação enfrenta, especialmente após a pandemia e ao alagamento que assolou diversos municípios do RS, o que acabou prejudicando um processo de aprendizagens que já enfrentava fragilidades. Reforçou sobre o regime de colaboração e do diálogo constante entre as redes, e o calendário escolar unificado é um exemplo desta união que envolve também outras instituições educacionais.

Link para acessar o Mateando: https://www.youtube.com/watch?v=YW0j_iyCfmI