Diversidade foi a essência na reunião da Regional AMVARS/AMPARA

A Regional AMVARS/AMPARA da UNCME-RS esteve reunida na manhã do dia 25 de maio de 2022 em São Leopoldo, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação. O encontro iniciou com a apresentação musical do Prof. Carlos Pereira que enriqueceu o momento com repertório da MPB. As músicas trouxeram reflexão para o grupo, pois tratavam de temas em relação a diversidade como: paz, gênero e relações étnico-raciais. Assim o encontro foi para além de uma reunião técnica-administrativa e questões legais, foi um momento de formação com caras considerações para o nosso cotidiano.

A reunião contou com a participação de dezessete (17) dos dezoito (18) municípios que compõem a Regional. Estes foram recepcionados pelo Secretário de Educação de São Leopoldo, Sr. Ricardo Fernandes da Luz, que deu as boas vindas. Em sua fala destacou que não existe democracia sem a existência dos Conselhos, bem como ressaltou o trabalho realizado pelo CME/SL para com o Sistema Municipal de Ensino.

Na pauta, desenvolvida pela Coordenadora, Conselheira Cicera Wingert e pelo Vice-coordenador, Conselheiro Vilson Francisco Selch, estavam os pontos da Ajuda Memória da UNCME-RS do mês correntes, como: a) Recadastramento/filiação e Anuidade 2022 da UNCME-RS; b) Nota Pública da UNCMERS sobre o PL nº 36/2021 que reestrutura o CME de Porto Alegre/RS; c) Divulgação do IV Fórum Nacional dos Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, nos dias 07 e 08 de julho de 2022 em Aracaju/SE; d) Contextualização da CONAE 2022 – Etapa Estadual.

O destaque foi para as apresentações dos CMEs de Dois Irmãos e de São Leopoldo. Ambos compartilharam com os presentes a elaboração/aprovação do Ato Normativo sobre os direitos escolares de crianças, adolescentes, jovens e adultos imigrantes, povos nômades, migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio dos respectivos sistemas de ensino. O debate focou no respeito às culturas, às etnias, bem com aos processos de aprendizagens das crianças e estudantes. O Conselheiro Charles Henrique Rosa dos Santos, do CME/Estância Velha e Tesoureiro da UNCME-RS, aproveitou a oportunidade para divulgar o evento do Ministério Público intitulado “O Direito à Educação para Crianças e Adolescentes Migrantes e Refugiados” com inscrições no link https://bit.ly/inscricaomobilidade.

A Coordenação Regional encerrou a reunião agradecendo a presença de todos e todas e ao final cada um/uma levou um mimo preparado pela Assessoria Técnica do CME/SL, uma suculenta e bergamotas orgânicas.

Por mais reuniões com estrutura de formação!

Texto: Alessandra Pereira Pedroso – Assessora Técnica do CME/SL