Uma roda de conversa – 1º Dia do XIV Encontro Estadual da UNCME-RS

A tarde do dia 25 de maio de 2023 foi marcada pelo primeiro dia do XIV Encontro Estadual da UNCME-RS, intitulado “Aprendizagens para a Vida: Competências dos CMEs junto aos Espaços Escolares”. O eventro foi realizado no Canal TV UNCME-RS e está disponível para ser (re)assistido, pois vale cada segundo da roda de conversa, como destacou a mediadora, 3ª Vice-coordenadora Estadual, Conselheira Catiéli Henker Mergen Bonelli.

Antes de iniciar conversa ocorreu a aprovação do Regimento do XIV Encontro Estadual da UNCME-RS, bem como a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, explicou como será o Encontro deste ano, tanto em formato digital como presencial. Isso é uma inovação para que mais pessoas consigam participar e se qualificar. Assim, tivemos a participação de mais de 500 pessoas de 90 municípios gaúchos e de dois Estados brasileiros, São Paulo e Paraná. Estes com a presença digital das Coordenações Estaduais, Conselheiro Milton Herrera e Conselheira Ana Lúcia Rodrigues, que é também Vice-presidente da UNCME Região Sul.

A Mesa Temática discorreu sobre “Educação Inclusiva: a nova perspectiva dos espaços escolares”. A Psicóloga Michela Gonçalves apresentou como ocorre o atendimento terapêutico, que ocorre em consultórios e não nas escolas, quais são os critérios para emissão de laudo/diagnóstico, bem como de que forma é realizada a avaliação psicológica. Ao final da sua fala trouxe os atuais desafios da sua área de atuação.

Outro momento dessa tarde foi realizada pela Conselheira Municipal de Educação de São Leopoldo, Profa. Dra. Luciana Penna. Durante a sua fala apresentou o Parecer CME/CEINC nº 048/2022, que “Esclarece sobre o acompanhamento do auxiliar de apoio ao processo de inclusão, que atua nas instituições pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo (SME/SL).”. Esta normativa conceitua a função do auxiliar de apoio mediante a legislação vigente, bem como define a concepção do Conselho sobre a atuação das pessoas que exercem tal função. Assim, a Conselheira discorreu sobre a construção da norma e como está sendo implementada.

O evento aconteceu em duas horas e meia, mas poderia ter sido realizado durante toda a tarde, pois a prática da educação inclusiva ainda gera muitas dúvidas e grandes desafios aos Conselhos para normatizar, propor ações e averiguar a implementação. Diante disso, as palestrantes e a mediadora encerraram a tarde afirmando que os estudos e o aprimoramento são contínuos, uma vez que sempre surgem novas situações para serem superadas e assim garantir o direito à Educação com qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

O próximo dia do Encontro será dia 30 de maio de 2023, das 14h às 16h30, no nosso Canal TV UNCME RS.