UNCME participa da Confitea

A UNCME-RS participou do Seminário Internacional Confitea +6, evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), dos dias 25 a 27 de abril, em Brasília. O evento marca um desafio da discussão do atendimento da Educação de Jovens e Adultos, em nosso país, e agrega educadores e militantes de diversos segmentos da comunidade educacional. A entidade está representada pela sua 1ª Tesoureira, Elaine Silveira Teixeira Ferreira, do Conselho Municipal de Educação de Esteio.

O governo brasileiro através do MEC e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), diante do desafio de buscar alternativas para atender 58 milhões de pessoas que não tem sequer o ensino fundamental, ancorados a partir do Marco de Ação de Belém que o país sediou em 2009, entendeu imprescindível o debate a educação ao longo da vida entre os representantes de diversas instâncias, nacionais e internacionais, governo e da sociedade civil. Com o objetivo de promover o acesso a direitos no contexto das sociedades em conflito, reduzindo as desigualdades sociais em um mundo cada vez mais globalizado e digital.

O tema está ancorado no Plano Nacional de Educação, Lei Federal nº 13.005/2014, e tem como importância o fortalecimento das politicas de educação formal e não formal de jovens, adultos e idosos na agenda nacional. Desta forma, torna-se necessário um pacto federativo e uma ampla mobilização dos segmentos educacionais e dos setores sociais para efetivação das Metas 8,9 e 10 do Plano. Durante o Seminário, houve uma extensa agenda de discussões como por exemplo a roda de debates sobre Boas Práticas de Alfabetização da EJA, na perspectiva ao longo da vida, tendo como debatedores o Prof. Moacir Gadotti, e o Prof. Carlos Rodrigues Brandão. De acordo com a representante da UNCME-RS no evento, “é um importante momento de debate para os Conselhos Municipais de Educação, que atuam na defesa das políticas públicas, em âmbito municipal”, afirma Elaine.