Como monitorar e avaliar a implementação da BNCC em cada instituição escolar?

Essa é uma ótima pergunta! Contudo, para ser respondida, cada Conselho Municipal de Educação (CME) terá que, a partir da sua realidade, das parcerias com outras entidades e das especificidades do Sistema Municipal de Ensino/Educação, elaborar a sua resposta mais adequada.

E por falar em implementação da BNCC, queremos deixar registrado que em 2022 o Rio Grande do Sul conseguiu, como o trabalho da UNCME-RS e dos CMEs, atingir a marca de 100% da efetivação da Base. Isso significa que todos os municípios gaúchos, por meio dos CMEs, possuem um Ato Normativo que implementa a BNCC. Após a ação de implementar, os Colegiados possuem outro desafio. Agora os objetivos são o monitoramento e a avaliação da implementação da BNCC e seus documentos correlatos. Esse processo é de suma importância para dar subsídio à reestruturação dos Documentos de Territórios. quando estes forem revistos, ou mesmo da própria Base.

Diante desse grandioso trabalho, o Conselho Municipal de Educação de Sobradinho/RS, dentre outras atribuições, assumiu o seu papel enquanto um órgão propositivo e fiscalizador. Assim, o colegiado constituiu uma Comissão para monitorar e avaliar a implementação. O trabalho envolveu estudos, pesquisas, análise de dados e, principalmente, a escuta ativa da comunidade escolar. Esse foi um diferencial, pois as pessoas envolvidas com a implementação se sentiram empoderadas para contribuir cada vez mais e assim qualificar os documentos escolares, bem como o fazer pedagógico. O foco principal dessa ação é a aprendizagem das crianças e estudantes, mas respeitando as especificidades de cada etapa, que é única e essencial para que cada pessoa desenvolva o seu potencial.

Leia na integra a publicação do Observatório – Movimento pela Base. Na notícia o CME de CME de Sobradinho/RS faz o seu relato e coloca-se a disposição para contribuir com outros colegiados (https://observatorio.movimentopelabase.org.br/pudemos-compreender-como-acontece-a-implementacao-da-bncc-em-cada-instituicao-escolar/). Como o próprio CME de Sobradinho/RS expressou, foram meses de trabalho que geram bons frutos, mais que muito ainda precisa ser feito.

Parabenizamos o trabalho do Colegiado que realizou o sua atribuição com autoria e dedicação!

As crianças e estudantes gaúchas merecem a perseverança dos CMEs e da UNCME-RS em busca de uma Educação de Qualidade com Justiça Social!