14º episódio do Mateando com a UNCME-RS
Neste episódio o tema foi o papel da Educação no enfrentamento às problemáticas ambientais e climáticas. Charles Henrique Rosa dos Santos e Fabiane Bitello Pedro, diretamente da capital do Brasil, fizeram a abertura do 14º Mateando com a UNCME-RS, e iniciaram trazendo a notícia da indicação da Conselheira Fabiane para compor o Conselho Nacional, na Câmara da Educação Básica, o que representa uma vitória histórica para a Entidade, que semeia trabalhos potentes e agora colhe os frutos dessa semeadura. Mesmo distante, mediaram o Mateando e destacaram a importância da temática do encontro, “o Papel da Educação no Enfretamento às Problemáticas Ambientais e Climáticas”, e o quanto isso precisa ser pauta constantes nos debates que envolve a Educação. Este episódio do Mateando contou com as palestrantes, Ana Paula, Psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo e Karine Jurado, Psicóloga docente da Universidade Federal de São Paulo, as quais iniciaram uma explanação comparativa à pandemia, uma vez que se instala uma outra situação em que as escolas são fechadas. Embora com outra configuração, as crianças e estudantes, por um período significativo, ficaram fora da escola.
A palestrante Karina trouxe sua fala voltada ao investimento da prevenção e educação preventiva, pois nos últimos anos têm acontecido eventos climáticos que causaram grandes prejuízos, dentre eles, socias, econômicos, educacionais, além das perdas humanas, que afeta profundamente as pessoas. Destacou que os desastres precisam ser vistos para além de um evento, mas também para o antes, durante e depois do ocorrido, pois o desastre perdura no tempo. Os eventos têm origem na interação entre os seres humanos em seu contexto, o que caracteriza o desastre como socioambiental, pois a condição humana altera a situação ambiental e climática. As políticas públicas precisam estar alinhadas a essa nova condição, criando redes de proteção que envolve a Saúde, Assistência Social, Educação e demais órgãos e redes que atuam efetivamente no sistema preventivo.
Ao longo do diálogo com as convidadas, a Fabiane pontou o trabalho na perspectiva da intersetorialidade, para dar conta de todas as questões que afetaram e ainda afetam as pessoas desabrigadas. Entre os pontos trazidos pelo Charles, a questão da territorialidade se destacou, pois não foi somente os lares que tiveram de ser abandonados, mas também as cidades que ficaram sem condições de retorno, e todas essas questões refletem nos espaços escolares.
A Psicóloga Ana Paula colocou que os eventos climáticos resultam do nosso modo de viver, e essa forma de interagir com o meio precisa ser questionada, desde o individual até as políticas públicas. A partir da perspectiva psicológica, aponta questões que necessitam ser retomadas, como a nossa identidade que, além de ser uma construção social e cultural, é também construída na relação com o espaço. Ressalta que a Educação é fortemente afetada quando ocorre os eventos climáticos, mas traz para a discussão o papel social e político da Educação diante das transformações ambientais.
Foi apresentado um Ebook, intitulado “o papel da educação no enfrentamento às problemáticas ambientais e emergência climática” que está sendo construído pela UNCME-RS com apoio do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Ambiental da ANPEPP, no contexto de reconstrução em virtude da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. O material que está sendo produzido traz o compromisso para professores e Conselhos Municipais de Educação, de se envolver naquilo que compete a cada instituição, a partir dos atos normativos.
Para assistir o vídeo na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/live/s2tmo_tMQAk?si=9-t07LAjLBg9erAl
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