Participação do Presidente da UNCME no “VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância”

UNCME

Hoje teve início o VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, que aconteceu de forma híbrida. O Seminário foi promovido pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e teve como tema “Avanços e desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”.

Participaram do evento representantes de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Centro de Estudos da Infância e dos Direitos das Crianças London Parson, do Canadá; a Rede de Líderes pela Primeira Infância da América Latina entre elas a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); dentre outros.
O presidente da UNCME Nacional, Sr. Manoel Humberto Gonzaga Lima participou da mesa 3, que tinha como tema “Educação na primeira infância: acesso, qualidade e financiamento”, destacou que “as políticas de financiamento da educação precisam ser efetivamente aplicadas para que a educação infantil avance. Os CMEs estão tendo formação para que possam fiscalizar a aplicação dos recursos educacionais nos municípios”, também destacou que a UNCME assumiu a Secretaria Executiva da RNPI neste ano, através da UNCME-PE, e que “diante da Secretaria Executiva da RNPI, pretende-se instituir REPIS em todos os estados brasileiros, com a colaboração dos Coordenadores Estaduais”.
O Presidente Humberto ainda destacou a importância do Regime de Colaboração entre as entidades envolvidas para trabalhar as perdas da pandemia que as crianças tiveram.

O primeiro dia de Seminário foi de muitas informações e aprendizagem, onde cada palestrante trouxe em suas falas importantes reflexões a todos sobre esse tema tão importante e que necessita ser aplicado em cada município brasileiro.

As pessoas que quiserem assistir esse dia de seminário, pode acessar os links https://www.youtube.com/watch?v=KNqp52xU1VM

e https://www.youtube.com/watch?v=I9PR0xfxg5I.

Fonte: DAC