CONAE 2022 – Etapa Estadual
Nos dias 04 e 05 de julho de 2022 ocorreu a Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 em formato digital. A Conferência contou com a participação de mais de quinhentas pessoas para debater o texto base, analisar e votar no Regimento, apreciar e votar as emendas, bem como eleger os/as Delegados que irão à Brasília/DF no final do ano para a fase nacional. Os debates giraram em todos de que a legislação precisa ser efetivada no cotidiano dos espaços escolares a partir do cumprimento das políticas públicas.
A UNCME-RS será presentada pela Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, como Delegada nato. Outros membros da Diretoria Executiva também participarão, pois foram eleitos em outros segmentos. A Conferência Nacional é um marco caro para a Educação, assim acreditamos que a defesa é uma ação constante para garantirmos a qualificação com justiça social.
No site do Fórum Nacional de Educação estão disponíveis os documentos (http://fne.mec.gov.br/documentos/171-documentos-conae-2022) da etapa nacional.
Os eixos do Documento Referência são:
EIXO 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas
EIXO 2. Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação
I – O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias e oferta de educação aberta e a distância
Um futuro construído hoje
O paradigma da aprendizagem
Os desafios das mudanças demográficas
A Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos
A Educação a Distância
O uso intensivo de tecnologia com intencionalidade pedagógica
II – O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permita a ampliação da conectividade, o acesso integral à internet e a dispositivos computacionais
Políticas públicas em prol da integração da tecnologia e da conectividade à Educação
Integração da tecnologia ao currículo
Inovação das práticas pedagógicas
O papel do professor na escola do futuro
O desafio da garantia da infraestrutura física e tecnológica
EIXO 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção
I – O PNE 2024-2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da Educação
Importância da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE)
Princípios para implementação do SNE
Aspectos da avaliação e da regulação da Educação no SNE
Articulação entre SNE e PNE 2024-2034
II – O PNE 2024-2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação
Políticas Educacionais, intersetorialidade e desenvolvimento territorial e local
Resgatando os documentos das CONAEs de 2010, 2014
III – O PNE 2024-2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.
Então, a UNCME-RS mais uma vez, irá rumo à Brasília/DF defender no que acredita e foi debatido em todo o território gaúcho: a qualificação da Educação de fato!