CONAE 2022 – Etapa Estadual

Nos dias 04 e 05 de julho de 2022 ocorreu a Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 em formato digital. A Conferência contou com a participação de mais de quinhentas pessoas para debater o texto base, analisar e votar no Regimento, apreciar e votar as emendas, bem como eleger os/as Delegados que irão à Brasília/DF no final do ano para a fase nacional. Os debates giraram em todos de que a legislação precisa ser efetivada no cotidiano dos espaços escolares a partir do cumprimento das políticas públicas.

A UNCME-RS será presentada pela Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, como Delegada nato. Outros membros da Diretoria Executiva também participarão, pois foram eleitos em outros segmentos. A Conferência Nacional é um marco caro para a Educação, assim acreditamos que a defesa é uma ação constante para garantirmos a qualificação com justiça social.

No site do Fórum Nacional de Educação estão disponíveis os documentos (http://fne.mec.gov.br/documentos/171-documentos-conae-2022) da etapa nacional.

Os eixos do Documento Referência são:

EIXO 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas

EIXO 2. Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação

I – O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias e oferta de educação aberta e a distância

Um futuro construído hoje

O paradigma da aprendizagem

Os desafios das mudanças demográficas

A Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos

A Educação a Distância

O uso intensivo de tecnologia com intencionalidade pedagógica

II – O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permita a ampliação da conectividade, o acesso integral à internet e a dispositivos computacionais

Políticas públicas em prol da integração da tecnologia e da conectividade à Educação

Integração da tecnologia ao currículo

Inovação das práticas pedagógicas

O papel do professor na escola do futuro

O desafio da garantia da infraestrutura física e tecnológica

EIXO 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

I – O PNE 2024-2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da Educação

Importância da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE)

Princípios para implementação do SNE

Aspectos da avaliação e da regulação da Educação no SNE

Articulação entre SNE e PNE 2024-2034

II – O PNE 2024-2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação

Políticas Educacionais, intersetorialidade e desenvolvimento territorial e local

Resgatando os documentos das CONAEs de 2010, 2014

III – O PNE 2024-2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Então, a UNCME-RS mais uma vez, irá rumo à Brasília/DF defender no que acredita e foi debatido em todo o território gaúcho: a qualificação da Educação de fato!