XIII Encontro Estadual da UNCME-RS e VI Encontro UNCME – Região Sul

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2022 ocorreu o XIII Encontro Estadual da UNCME-RS e VI Encontro UNCME – Região Sul em São Leopoldo/RS, sede da Coordenação Estadual. O evento, intitulado “O Protagonismo dos CMEs na Região Sul do Brasil”, foi realizado no Anfiteatro Pe. Werner no Campus da UNISINOS. Durante os dois dias tivemos a participação de, aproximadamente, 470 pessoas, entre conselheiros/as municipais de educação, secretário/as municipais de educação autoridades locais, da região sul e do território nacional.

As pessoas foram acolhidas com um belo coquetel e uma equipe preparada para o credenciamento. Toda a organização do evento foi elaborada para o acolhimento e trans(formação) dos/as conselheiros/as, foco da nossa atuação, bem como para todas as pessoas envolvidas com a Educação e que estavam presentes. Neste ano o Encontro foi totalmente presencial, pois primamos pelos contatos e diálogos “olho no olho” com a afetividade que o momento requer.

Na Mesa de Abertura Oficial estiveram presentes autoridades ligadas à Educação. Neste momento realizaram suas defesas em prol das crianças e dos/as estudantes, para que tenham a educação de qualidade com justiça social. Essa é a defesa da UNCME-RS, garantir os direitos educacionais das crianças e dos/as estudantes. A Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, acolheu a todas as pessoas presentes em fala firme em prol dos CMEs, enquanto órgãos que buscam a garantia dos direitos educacionais das crianças e estudantes.

O Presidente da UNCME Nacional, Sr. Manoel Humberto Gonzaga Lima, e o Senador da República, Sr. Flavio Arns, proferiram a Conferência de Abertura intitulada “O Protagonismo dos CMEs e o Sistema Nacional de Ensino”. Durante suas falas explanaram a importância do Sistema Nacional para a organização da educação em todo o território brasileiro mediante a atuação dos Conselhos Municipais de Educação.

A tarde do primeiro dia teve um momento especial com o escritor e poeta Fabrício Carpinejar. Ele dialogou com os/as presentes sobre “Afetos, desafios e protagonismo: meu lugar de Conselheiro/a”. Ele foi além da atuação do conselheiro/a, tratou das ações e sentimentos dos/as professores/as e de todas as pessoas em situações familiares. Foi um momento acolhedor com muitas reflexões.

A Mesa Temática 1 foi necessária em função da situação pós-pandêmica que as crianças estão vivenciando. A palestra, intitulada “Impacto da Pandemia no Desenvolvimento das Crianças” foi proferida pelas Professoras Cida Freire e Solidade Menezes, ambas são da Coordenação da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância. Estamos num período que precisa de compreensão, acolhimento e praticas pedagógicas significativas e com continuidade mas próximas a natureza.

A primeiro dia foi findado com a realização da Mesa Temática 2 intitulada “Sistema de Ensino/Educação na Região Sul: protagonismo e suas articulações”. Neste momento as palestrantes e o palestrante expuseram suas vivências no que tange as articulações realizadas para o Regime de Colaboração mediante o protagonismo e autonomia de cada órgão.

A manhã do dia 16 foi iniciada com a bela e cara palestra da Profa. Dra. Eli Fabris, professora formadora e pesquisadora da UNISINOS, na Mesa 3. Ela tratou “Recuperação e Recomposição das Aprendizagens no Ensino Fundamenta”. Contudo, sua fala trouxe aspectos que servem de reflexão para todos e todas docentes, independentemente da etapa que atuam.

Após ocorreu o Momento UNCME-RS 1. Durante duas horas a Diretoria Executiva da UNCME-RS tratou da aprovação da Carta do XIII Encontro Estadual da UNCME-RS, da apresentação e análise do Hino da UNCME-RS, bem como apresentou a Prestação de Contas e a Proposta Anual de Orçamento (2023). Essa oportunidade foi impar para mostrar aos/às presentes as ações da Diretoria Executiva, os planos, bem como as defesas de toda a Diretoria, composta pela Executiva e pelas Coordenações Regionais.

Na tarde ocorreu a palestra da Mesa 4, intitulada “Um recomeço para a Educação: protagonismo e caminhos para sua qualidade”. Durante a fala do palestrante o destaque foi para observarmos nossas ações para com os/as estudantes com amorosidade perante um processo democrático e político.

Este foi um grande Encontro para a qualificação dos Conselhos Municipais de Educação a fim de buscarem a efetivação dos direitos das crianças e estudantes. Isso ficou registrado na Carta do Encontro e no livro que a 1ª Secretária da UNCME-RS, Conselheira Larissa Gräff, lançou no final do Encontro. Nela a autora deixou registrado para a posteridade o percurso do município de São Gabriel para qualificar a educação.

Abaixo estão os registro fotográficos de outros momentos do Encontro, como: a participação das regionais, o momento de credenciamento, a apreciação e aprovação do Regimento do Encontro, assim como o sorteio aos/às presentes de um kit com itens tecnológicos digitais fornecido pela parceira neste, a Escola de Robótica Maker.