Último Mateando com a UNCME-RS em 2022

O 7º Mateando ocorreu no dia 04 de outubro pelo Canal do Youtube TV UNCME RS (https://www.youtube.com/watch?v=xE1tp5jttTQ), discute os caminhos para o desemparedamento das crianças nas escolas. Este termo é profundamente debatido pela Prof. Dra. Lea Tiriba.

O encontro foi conduzido por Charles Santos, 1º Tesoureiro também responsável pelas mídias da UNCME-RS e  Adriane Cassol, 2ª Vice-coordenadora da entidade. A convidada para o encontro foi a Regina Gomes, Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Novo Hamburgo (SMED/NH), que dialoga sobre a infância e sua relação com a natureza. Ela foi uma das redatoras do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), caderno da Educação Infantil.

Em meio a muitas preocupações sobre a segurança no meio urbano, bem como em relação as estruturas dos espaços públicos, no Matenado foi frisado a importância das escolas pensarem e efetivarem a ampliação do uso dos espaços externos das salas. O intuito é potencializar as propostas pedagógicas nestes lugares, como também evoluir no quesito “frequência” de encontros no lado de fora da sala.  

Adriana Cassol faz um resgate dos encontros anteriores do Mateando com a UNCME-RS. Ela pontua os diferentes olhares para as infâncias, e que todos enriquecerem e trouxeram diferentes provocações para pensar essa etapa da vida. Essas desacomodações visam proporcionar o melhor e mais saudável desenvolvimento para todas as crianças, um desenvolvimento integral de todo o potencial que cada criança tem e é único.  

Regina faz importantes apontamentos sobre as possibilidades das crianças explorarem os espaços externos à sala. Ainda destaca que , o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças ocorre por meio de relações e interações.  Ela destaca que os documentos normativos, desde as Diretrizes para a Educação Infantil de 2009 e os demais elaborados posteriormente, expressam que é um direito das crianças explorarem os espaços de fora da sala, portanto, uma responsabilidade dos gestores e professores de proporcionarem isso no cotidiano das escolas.   Os relatos de experiências e as imagens dos momentos na escolas que Regina traz de seu município, mostram uma caminhada rica em direção ao desemparedamento das crianças. Apresenta o que pode ocorrer no encontro entre crianças, natureza e educação infantil. Em sua fala enfatizou a importância da sensibilização dos adultos que estão com as crianças.   

O diálogo seguiu em direção de que não somente as crianças da Educação Infantil possam vivenciar experiências brincantes no espaço da escola, mas para além desta etapa, pois elas não deixam de ser crianças quando ingressam no Ensino Fundamental. Elas precisam também crescer em meio a oportunidades lúdicas.