Em defesa do brincar livre: uma agenda dos Conselhos Municipais de Educação

A UNCME vem ampliando suas ações e assim tem defendido os direitos das crianças para além dos educacionais. A Entidade acredita que as vivências na Primeira Infância qualificam ou limitam o desenvolvimento desde essa tenra idade e segue para a vida toda. Diante dessa afirmação, a UNCME e o Instituto Alana organizaram uma formação cara para as crianças: O BRINCAR LIVRE.

Assim, nos dias 22 de setembro e 03 de outubro de 2022 ocorreram os dois primeiros encontros formativos que foi transmitido pelo Canal do YouTube da UNCME. O terceiro e último momento será presencial em Cabo de Santo Agostinho/PE no XXXI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

Durante os dois momentos a Ana Cláudia Leite e a Mônica Samia dialogaram sobre a importância do brincar livre enquanto um ato espontâneo da criança, mas acima e tudo um direito. Durante o ato do brincar a criança é a protagonista da ação e não tem intervenção do/a adulto/a-professor/a. Outros pontos trazidos por elas é que o brincar livre se torna mais potente e saudável quando realizado junto a natureza.

Nas escolas, o direito ao brincar tem sido garantido? O que é o brincar livre? Quais as atribuições dos Conselhos Municipais de Educação neste tema?

Assista na íntegra os dois dias formativos:

22/09/2022

03/10/2022

Esta formação foi inspirada no Território do Brincar!