Do Rio Grande do Sul para o mundo

No mês de abril a UNCME-RS avançou as fronteiras internacionais, ultrapassando o território nacional. De 19 a 22 de abril de 2023, a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, esteve representando a Rede Nacional Primeira Infância na cidade de Bogotá/Colômbia, enquanto Coordenadora de Articulação e Mobilização da Rede juntamente da Coordenadora Geral da Rede, Profa. Solidade Menezes. Elas participaram da reunião da “Agenda Regional para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância” com a finalidade de dar continuidade a construção de estratégias de incidência política para a América Latina. O foco foi na articulação e na mobilização de uma grande campanha comum aos países envolvidos, sendo: Brasil, México, Colômbia e Peru.

Ainda no Rio Grande do Sul, no início do mês, a Coordenadora Estadual da UNCME-RS, conselheira Fabiane Bitello Pedro, e a 1ª Secretária, Conselheira Larissa Catarina Gräff, estiveram em Erechim/RS com os Conselhos Municipais de Educação da Regional AMAU a fim de debater os compromissos com a Primeira Infância. Após concederam entrevista na Rádio local. Durante a tarde do dia 03 de abril estive reunida na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) com os conselheiros e os secretários municipais de Educação, bem como com os professores da região do Alto Uruguai para uma tarde de formação organizada pela Coordenação da Regional. Na abertura das atividades, a Coordenadora da UNCME-RS falou sobre a importância das ações voltadas à Primeira Infância, momento da vida marcado pela aquisição de saberes, desenvolvimento da imaginação e produção de cultura construindo referências sobre o mundo, o mundo consigo mesma e com os outros.

No dia seguinte, dia 4 de abril, a Coordenadora Estadual esteve em Tenente Portela/RS para o Encontro Regional da AMUCELEIRO da UNCME-RS e da UNDIME/RS. O momento teve como temática “O desafio do Regime de Colaboração na prática do Sistemas Municipais de Ensino e a potencialização dos Conselhos Municipais para atuarem em seus territórios. As apresentações culturais ficaram a cargo do grupo Kaingang GRA KRA Filhos da Terra – Terra Indígena Guarita e do grupo Sennadense da Emef Ayrton Senna.

Os trabalhos da Diretoria Executiva da UNCME-RS foram contínuos e na semana seguinte, dia 11 de abril, a 1ªVice-coordenadora, Conselheira Maria Cristina Sandim Conrad, e a 3ª Vice-coordenadora, Conselheira Catiéli Henker Mergen Bonelli, participaram da reunião do Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar e Recuperação das Aprendizagens juntamente às demais entidades do Regime Colaboração. Na reunião coordenada pela Promotora Dra. Luciana Cano Casarotto, do CAO Infância, foram abordadas as ações voltadas à saúde nas escolas. Outro ponto foi a implementação da Nova FICAI para pensarem estratégias de qualificação para o lançamento do processo.

Durante à noite deste mesmo dia ocorreu o #8 episódio do Mateando com a UNCME-RS. Nesta rodda a convidada para sorver umas cuias foi a Psicologa Dra. Ivânia Ghesti, atuante no Pacto Nacional pela Primeira Infância. O tema da conversa foi “Do Marco Legal da Primeira Infância ao Pacto Nacional: oportunidades a não serem desperdiçadas”. A transmissão ocorreu no nosso canal do YouTube TV UNCME-RS e está disponível para visualizações.

Na continuidade da semana, dias 12, 13 e 14 de abril, uma delegação da Diretoria Estadual da UNCME-RS esteve em São José dos Pinhais/PR para participar do V Fórum Nacional dos Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação e I Seminário Nacional do CACS/Fundeb com as temáticas “Sistema Municipal de Educação: uma necessidade urgente” e “A importância do CACS FUNDEB: Financiamento dos Sistemas Municipais de Educação”. As temáticas foram e são de suma relevância para o financiamento da educação, isso para que seja qualificado o processo de ensino e de aprendizagem, foco de atuação das escolas. A Coordenadora Estadual da UNCME-RS, enquanto integrante da Secretaria Executiva Rede Nacional Primeira Infância, proferiu a palestra sobre a Primeira Infância, sua importância e a necessária efetivação das políticas públicas.

Na tarde do dia 17 de abril a Coordenadora Estadual da UNCME-RS e Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, juntamente a outras autoridades da UNCME, estive no auditório do CNJ participando do Seminário “Primeira Infância é Prioridade Absoluta”. A mesa foi presidida pela Presidente do CNJ e do STF, Conselheira Ministra Rosa Weber. A mesma estava composta pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Sr. Wellington Dias, pelo representante do CONANDA e Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Dr. Ariel Castro, pelo Sr. Carlos Arboleda da PNUD Brasil, pela Sra. Isabella Henriques do Instituto Alana, pelo Dr. Moacir Nascimento do Ministério Público Federal e pelo Dr. Richard Pae Kim da CNJ e Presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (FONINJ). A fala unânime de toda mesa foi a segurança da Primeira Infância no que tange as políticas públicas e sociais entorno da matéria.

Na mesma semana, especificamente no dia 19, a 1ª Vice-coordenadora da UNCME-RS, Conselheira Maria Cristina Sandim Conrad, acompanhada das Conselheiras Larissa Catarina Gräff, 1ª Secretária da UNCME-RS e Silvana Silveira, Coordenadora da Regional GANPAL, participaram da reunião do GEDP-RC do CEED- RS. Os pontos mais significativos foram as questões de saúde na escola, inclusão, violência, alfabetização, Novo Ensino Médio e os resultados do SAERS. Contudo a pauta tinha vários outros temas de relevância para a Educação. Durante à tarde a 2ª Vice-Coordenadora da UNCME-RS, Conselheira Adriana Cassol, representou a entidade participando do evento de abertura do ano do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre/RS, tendo por local o Auditório da FACED/UFRGS. Participaram da mesa de abertura a Secretária Municipal de Educação de Porto Alegre, representante da Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, UNCME-RS, Associação Mães e Pais pela Democracia e UBES. Foi discutido amplamente os desafios ao processo de construção do novo PNE 2024-2034.

No dia seguinte ocorreu o Curso da UNCME-RS intitulado “CACS-FUNDEB: o que cabe aos Conselhos Municipais de Educação nessa análise”. Para esta edição tivemos mais de 130 pessoas participando, entre Conselheiros e técnicos de Secretarias Municipais de Educação. A Profa. Dra. Calinca Pergher, especialista no assunto, discorreu sobre a legislação e apresentou caminhos para a fiscalização efetiva do CACS-FUNDEB, para além de olhar Notas Fiscais. Na parte da tarde, ocorreram oficinas para que os cursistas pudessem vivenciar na prática os conceitos trazidos na parte da manhã pela professora.

O mês findou com uma Comitiva da UNCME-RS participando do Fórum Estadual Ordinário da UNDIME/RS 2023 ocorrida nos dias 25, 26 e 27 de abril em Novo Hamburgo/RS. A temática do evento contemplou a “Aprendizagem e Financiamento: Desafios da Educação Municipal”. A Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, proferiu sua fala na mesa temática sobre o Regime de Colaboração. Uma articulação potente para todos os setores envolvidos com a Educação.

Estas foram as ações da Diretoria Executiva da UNCME-RS. Ainda cabe compartilhar as reuniões que ocorreram nas Regionais distribuídas pelo nosso Rio Grande do Sul:

– AMVARC – encontro em Feliz;

– AMZOP – realizou dois encontros neste mês, um deles em Constantina;

– GRANPAL – encontro em Alvorada.

Muitas Regionais não realizaram os seus encontros mensais, pois houve duas saídas durante o mês, uma para São José dos Pinhais/PR para o Encontro Nacional dos Presidentes e outra para Novo Hamburgo/RS no Fórum da UNDIME/RS.