Direito à Educação para Crianças e Adolescentes Migrantes ou Refugiados

Na tarde desta quarta-feira, dia 01 de junho de 2022, ocorreu no Auditório do Ministério Público em Porto Alegre/RS com transmissão pelo canal do YouTube, o evento intitulado “Direito à Educação para Crianças e Adolescentes Migrantes ou Refugiados” foi promovido pelo MPRS e pelo Fórum Permanente de Mobilidade Humana/RS. O diálogo ocorreu em formato híbrido e está disponível no link: https://youtu.be/PxYRPBLuTtQ.

Na oportunidade foram debatidos temas relacionados ao Fenômeno da Mobilidade Humana e suas repercussões no Estado, as trajetórias, as expectativas e as boas práticas na inclusão de migrantes na política de educação e a inserção dos/as crianças/estudantes no Sistema Educacional.

O primeiro tesoureiro da UNCME-RS, prof. Charles Santos, participou representando a entidade na Mesa: “Inserção dos estudantes migrantes e refugiados na Política de Educação”. Nesta foi apresentando o trabalho realizado pela entidade em relação a temática e na capacitação dos CMEs gaúchos para o diálogo, a normatização e o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Programação completa do evento:

13h30min – Mesa de abertura


13h45min – Fenômeno da mobilidade humana e suas repercussões no Estado
Coordenação: Charles Santos (UNCME-RS)
Palestrantes:
Patrícia Grazziotin Noschang, Coordenadora do GT para Crianças e Adolescentes Migrantes do FPMH RS, professora da UPF
Bibiana Waquil Campana, assistente social da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, presidente do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no RS (COMIRAT/RS)


14h10min – Trajetórias, expectativas e boas práticas de inclusão dos migrantes na política de Educação
Coordenação: Ana Cristina Ferrareze (PREDUC/POA) e Fabiano de Moraes (MPF)
Palestrantes:
Blanca de Hernandez, Venezuelana, Promotora Comunitária do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Porto Alegre (SJMR/POA), representa o Coletivo de Usuários Migrantes e Refugiados da Assistência Social REIDE/RS; conselheira estadual pelos migrantes e refugiados no Conselho Estadual de Assistência Social no Rio Grande do Sul (CEAS/RS)
Januário Gonçalves, Angolano, Presidente associação dos angolanos/RS, diretor estadual da PDMIG, África do Coração Wilfredo Maikel Toyo Maur, Cubano, liderança comunitária de Esteio
Debate


16h – Inserção dos estudantes migrantes e refugiados na Política de Educação
Coordenação: Luciana Cano Casarotto (CAOIJEFAM) e Pedro Gil (AVESOL)
Palestrantes:

Charles Santos (UNCME-RS), Fátima Ehlert (CEEd/RS), SEDUC-RS, Maristela Guasselli (UNDIMERS)
17h30min – Encerramento

Texto: Charles Santos (1º Tesoureiro – UNCME-RS)