Brasília/DF permeada pela UNCME e pela Rede Nacional Primeira Infância

Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2022 a nossa capital contou com a presença de Coordenadoras da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (UNCME-PE/UNCME-RS/RNPI), sendo Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da UNCME-RS e de Articulação e Mobilização SE/UNCME-RNPI, bem como Vaneska Melo, Coordenadora Administrativa-Financeira da SE/UNCME-RNPI. Ambas foram cumprir agendas dos 30 anos da UNCME Nacional e outras da RNPI.

No primeiro dia as Coordenadoras dialogaram com os Srs. Warton Hertz de Oliveira e o Sr. Diego Bezerra Alves do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Durante o encontro foi apresentado o Plano Tático da SE/UNCME-RNPI para debaterem os pontos convergentes perante o Plano de Ação 2021-2022 do CONANDA. Encaminhamentos também foram debatidos para atuação em conjunto com definição de prazo.

No dia 25 a reunião foi com a Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR) que é a Presidenta da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância (FPMPI). As Coordenadoras destacaram a relevância do Plano Nacional Primeira Infância (PNPI) chegar à Câmara dos Deputados. Assim a Deputada e as Coordenadoras debateram a importância que a Primeira Infância (PI) está tendo a nível nacional, bem com ter recursos financeiros e que os gestores dos entes federados compreenderem a importância que a PI tem para o pleno e saudável desenvolvimento humano. Durante os debates foram elencadas ações, prazos e entidades responsáveis para que as demandas sejam efetivadas. Na continuidade a Deputada e as Coordenadoras se reuniram com o Ministério da Educação (MEC) representado pela Sra. Myrian Caldeira Sartori, Diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, e pela Sra. Raquel John, Coordenação Geral da Educação Infantil. Assim os debates e deliberações foram ampliadas e delimitadas conforme as especificidades das entidades.

No dia 26, último dia da estada delas em Brasília/DF a agenda foi com Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Vaneska e Fabiane conversaram com a Dra. Ivânia Ghesti, Analista Judiciária da Secretaria Especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ. A Dra. Ivânia apresentou o avanço que municípios tiveram com políticas públicas voltadas para a Primeira Infância e propôs movimentos a nível nacional para a ampliação e efetivação dos direitos das crianças.

Futurar hoje um porvir melhor para nossas crianças é um compromisso da RNPI e UNCME-RS!