UNCME-RS – Muitas frentes

Os meses de janeiro e fevereiro foram movimentos para Diretoria da UNCME-RS. Isso em função de várias ações. A Diretoria Executiva esteve presente e atuante em diversas atividades. O intuito dessas constantes movimentações visa fortalecer os Colegiados em prol da Educação de Qualidade Social e Justiça. Para tanto, a Diretoria Executiva não mede esforços para propor melhorias e garantir os direitos, tanto dos Colegiados como dos estudantes gaúchos.

No primeiro dia útil de janeiro ocorreu a Posse da Secretária Estadual de Educação do nosso Estado, Sra. Raquel Teixeira. Neste importante ato, a 1ª Vice-coordenadora Estadual, Conselheira Maria Cristina Sandim Conrad, representou a entidade mostrando a importância de manter o Regime de Colaboração para que o RS continue crescendo. Ainda na primeira semana do mês, a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro esteve no Conselho Municipal de Educação (CME) de Torres/RS. O objetivo foi dialogar acerca da Educação do município com o Secretário Municipal de Educação, Sr. Alexandre Porcatt, e com a Presidente do Conselho, Conselheira Almonita Gedeon, que é também Vice-coordenadora da Regional AMLINORTE. Assim a UNCME-RS deu início às visitas institucionais às Regionais que a compõem, sendo 27 ao total.

Durante todo o mês de janeiro membros da Diretoria da UNCME-RS estiveram reunidos, digitalmente, para elaborarem as contribuições referentes às Diretrizes Nacionais Orientadoras para o desenvolvimento da Educação Híbrida. Essas estão em estudo pela à Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação (CNE) que até o momento elaborou a Minuta da Resolução. O texto de contribuições foi construído a muitas cabeças e enviado ao CNE conforme orientações do Edital de Chamamento Público. A defesa mais uma vez foi para que o Estado garanta a qualidade da Educação Pública para que as crianças e os estudantes tenham todo o seu potencial desenvolvido. Além das contribuições para a redação da Minuita da Normativa, vários questionamentos foram realizados à Comissão Bicameral, pois foi realizada um estudo crítico, reflexivo e propositivo.

No dia 19 de janeiro a Coordenação Colegiada do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do RS esteve reunida para, entre outras pautas, para debater a Minuta do Regimento Interno. Esse foi elaborada pela Comissão Especial, na qual a 2ª Tesoureira Estadual da UNCME-RS, Conselheira Ilsse Santina Costa da Silva, foi a coordenadora dos trabalhos. Nossa entidade também é representada pela Conselheira Fabiana Machado, Presidente do CME de Portão e Coordenadora da Regional AMVARC. Dessa forma, a UNCME-RS tem como um dos seus princípios a participação efetiva em todos os espaços institucionais que está inserida, levando sempre a eficiência e a defesa da legislação em vigor.

O mês de fevereiro foi potente para diversificar as ações e as defesas da UNCME-RS. No dia 03 a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, palestreou em Candelária/RS nas ações do Programa a União Faz a Vida do Banco Sicredi. O tema central foi a cidadania e a importância da participação das entidades na construção de uma escola democrática. Na oportunidade a Coordenadora pode interagir com as Secretarias Municipais de Educação da AMSERRA sobre a temática em tela e a Educação em geral.

As primeiras semanas do ano foram passando e os compromissos ocorrendo, mas a primeira reunião da Diretoria Executiva da UNCME-RS ocorreu somente nos dias 07 e 08 de fevereiro na Sede do CME/SL. Nestes dias ocorreram a avaliação do ano de 2022 e a estruturação deste ano, bem como a finalização da formação continuada que foi ofertada às Coordenações Regionais nos dias seguintes, 09 e 10 de fevereiro no Auditório da FAMURS em Porto Alegre/RS. Estes momentos são ímpares para o fortalecimento da Entidade que a cada dia potencializa todos os CMEs gaúcho.

A UNCME-RS está sempre buscando novos desafios por acreditar no seu compromisso e potencial. Diante disso, está inserido também no Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI). A Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello, e a 2ª Secretária, Conselheira Leonara Piran, representam a entidade neste imperioso Comitê, pois defender a infância genuína e defender o futuro da humanidade sadia, próspera e feliz.

Na mesma frequência as Coordenações Regionais retomaram suas reuniões mensais para repassarem o que vivenciaram no início do mês em Porto Alegre/RS junto a Diretoria Executiva. Além de trabalharem o estudo da Ajuda Memória enviada a cada uma, cada Regional aprofunda as situações que lhes são pertinentes. Isso torna a caminhada de cada uma singular e autoral, pois o nosso Estado tem 497 CMEs e cada um com demandas diferenciadas, porém #JuntospelaUNCMERS.

Para fechar o mês com chave de ouro, no dia 27 a Coordenadora Estadual, Conselheira Fabiane Bitello Pedro, e o 1º Tesoureiro, Charles Henrique Rosa dos Santos, estiveram em Nova Petrópolis/RS para dar continuidade a organização do XXXII Encontro Nacional da UNCME que ocorrerá neste município em novembro deste ano. Este está sendo gestado com muita dedicação para receber os CMEs do Brasil todo, mostrando o acolhimento e as tradições do povo gaúcho.

Acompanhem as ações da Entidade nas Redes Sociais (@uncmers)!